A equipe oficial da Yamaha venceu hoje (29) as 8 Horas de Suzuka, mais importante corrida de Endurance do motociclismo, disputada anualmente no Japão. Com o trio Katsuyuki Nakasuga, Alex Lowes e Michael van der Mark, a marca dos diapasões superou Honda e Kawasaki para vencer pela 4º vez consecutiva.
A 41º edição das 8 Horas de Suzuka foi uma das mais esperadas dos últimos anos, pois contava com a participação oficial das quatro principais fabricantes japonesas. Enquanto a Yamaha chegou para defender ao mesmo tempo em que celebrava os 20 anos de lançamento da YZF-R1, a Honda voltava oficialmente depois de dez anos de ausência.
Para superar a Yamaha, a HRC preparou uma moto especial, a CBR1000RRW para ser conduzida pelos pilotos Takumi Takahashi, Takaaki Nakagami e PJ Pacobsen. A Suzuki, campeã do Mundial de Endurance em 2016 também era uma forte concorrente, assim como a Kawasaki, que garantiu a pole position graças a uma volta voadora de Jonathan Rea.
E foi entre Yamaha e Kawasaki a grande disputa nas primeiras horas da corrida. Com o trio Kazuma Watanabe, Jonathan Rea e Leon Haslam, a marca verde liderou por um longo período até que um período de chuva estragou a estratégia da equipe. O tricampeão Rea caiu quando se encaminhava para os boxes para trocar pneus perdendo um tempo precioso.
Com isso, a Yamaha ganhou a tranquilidade que precisava para apenas administrar o tempo conquistado e levar a moto até a linha de chegada. A Honda assumiu a segunda posição mas não teve condições de ameaçar, completando a prova 30 segundos atrás dos vencedores. De volta à pista, a Kawasaki ainda conseguiu roubar o pódio da Suzuki S-Pulse Dream Racing.
Apesar de não ter vencido, a Honda não ficou sem celebração. Graças ao quarto lugar, a equipe F.C.C. TSR Honda France, do trio Freddy Foray, Alan Techer e Josh Hook garantiu o título Mundial de Endurance. Eles conseguiram conter a aproximação da equipe Yamaha GMT94 de David Checa, Niccolò Canepa e Mike Di Meglio, sexta colocada na prova e vice-campeã no campeonato.