Em 2019 a Yamaha apresentou, na Tailândia, a XSR 155, versão esportiva (e retrô) da MT-15. Agora, documentos de homologação indicam que a motocicleta vai desembarcar na Europa nos próximos meses.
A informação é cortesia de uma nova homologação concedida pelas autoridades europeias que confirmam a motocicleta com a sigla XSR 125, pois será baseada nos modelos MT-125 e R125 que já são disponibilizados no velho continente.
Além da sigla, os documentos contêm todas as suas especificações técnicas e detalhes importantes da motocicleta. O comprimento, largura e altura da XSR 125, por exemplo, estão todos dentro das mesmas margens de erro da XSR 155.
Apenas na altura que a XSR 125 é 10 mm mais alta sem incluir espelhos. Isso pode indicar que no modelo europeu o guidão é um pouco mais alto do que a versão asiática, talvez para acomodar pilotos maiores, ou que a suspensão está configurada de forma diferente.
Em termos de desempenho, a XSR 125 produz 15 cv a 10.000 rpm, um pouco menos do que os 19,3 cv da XSR 155. O torque também é ligeiramente inferior, 1,17 kgf.m a 8.000 rpm contra 1,49 kgf.m a 8.500 rpm da versão asiática.
O quadro é o mesmo da MT-25, ou seja, uma estrutura do tipo diamond de aço, com braço oscilante de alumínio e garfos invertidos. Um único disco em cada extremidade cuida da frenagem apoiado por um ABS de canal duplo.
Curiosamente a XSR125 utiliza pneus dianteiros mais largos: 110/70-17 em vez do 100/80-17 usado na R125 e MT125. Na traseira, o 140/70-17 é o mesmo para todas. A montagem deve ficar a cargo da fábrica da Yamaha na França.
Na Europa a febre retrô é tão grande que a XSR possui uma linha completa com versões de 300cc, 700cc e 900cc, todas baseadas na série MT. Aliás, a última também deve ganhar uma nova versão em breve com o motor de 889 cm³ da MT-09 mais recente.