Como dissemos na semana passada, a Yamaha apresentou uma surpreendente queda no mercado norte-americano e uma das medidas que a marca tomou para reverter esse quadro será mover a sua sede norte-americana para fora da Califórnia.
Embora o estado seja considerado o berço do motociclismo nos Estados Unidos (terra de pilotos como Kenny Roberts, Eddie Lawson e Randy Mamola), a marca japonesa decidiu sair da cidade de Cypress para uma nova sede em Atlanta, na Geórgia.
O principal motivo dessa mudança é econômico, já que nas cercanias de Los Angeles, o custo de vida é um dos mais altos dos Estados Unidos, o que pode ser traduzido valores fiscais mais caros e em salários maiores aos funcionários.
A notícia foi divulgada com tom de preocupação pela imprensa norte-americana, já que a saída da Yamaha pode prejudicar toda uma cadeia de empresas na Califórnia, que foram instaladas para fornecer suplementos à montadora e outras.
Por outro lado, a mudança para a região metropolitana de Atlanta aproximará a Yamaha de outros nomes importantes, como Triumph, Pirelli e uma série de marcas ligadas ao setor automotivo. A conclusão desse plano deve ainda levar um ou dois anos.
Com o mercado norte-americano em retração há alguns anos, as empresas tem procurado readequar suas forças. A Harley-Davidson, por exemplo, decidiu encerrar a sua fábrica em Kansas City e mover a produção para fora dos Estados Unidos, em uma planta na Tailândia.