A Yamaha já começou a fazer a publicidade de uma nova motocicleta, cujo lançamento já tem data marcada: 6 de setembro. A expectativa é de que seja apresentado um novo modelo Adventure, que aposentaria definitivamente a trilheira XT660.
Trata-se de um teaser de apenas 20 segundos sem absolutamente nenhuma imagem relevante, apenas tomadas em meio à natureza, nas trilhas off-road. Parece evidente que a Yamaha não iria lançar uma superbike nesses locais, então o que seria?
Relembrando os planos da marca dos diapasões no último ano, a evidência óbvia é o Conceito T7. Apresentado no Salão de Milão do ano passado, o protótipo foi desenvolvido em conjunto entre uma equipe de rali na França, o centro de pesquisa e desenvolvimento da Yamaha na Itália e a GK Design da Holanda.
O conceito T7 é uma trilheira puro sangue, com o mesmo motor da bicilíndrico da MT-07, ou seja, capaz de render 74,8 cv de potência e 6,9 kgf.m de torque. O modelo também possuia tanque de alumínio, faróis de LED com quatro “projetores”, suspensões KYB, carenagem em fibra de carbono e escapamento Akrapovic.
O conceito fez muito sucesso no Salão de Milão e gerou muita curiosidade, o que provavelmente estimulou a Yamaha a continuar o projeto. Os japoneses procuram uma substituta para a já lendária XT660, que deve ser aposentada por não cumprir com as atuais normas antipoluição do continente europeu.
Esse assunto inclusive já foi bastante noticiado aqui no último ano. Ao invés de investir pesado em adequar o antiquado motor monocilíndrico SOHC, que rende 48 cv, a Yamaha optaria por criar um novo modelo utilizando como base a MT-07, de concepção muito mais moderna. Uma versão “Ténéré” inclusive já foi avistada várias vezes em testes.