A Yamaha Ténéré 700 nem chegou por aqui ainda, mas na Europa surgiram fortes indícios de que a aventureira média da marca pode receber uma nova versão em breve.
As suspeitas vêm de documentos de entrada descobertos pela imprensa britânica. Enquanto a atual Ténéré 700 é designada internamente de “XTZ690”, um novo modelo chamado de “XTZ690D-B” foi recentemente homologado para o mercado europeu.
O que exatamente distinguirá a nova Ténéré 700 de sua versão normal permanece incerto. Os documentos de homologação mostram que as motos tem a mesma potência (74 cv) e o mesmo nível de emissões significando que não haverá um escape diferenciado.
A nova motocicleta também é idêntica à Ténéré 700 normal no peso (204 kg), comprimento (2.370 mm), distância entre eixos (1.595 mm) e altura (1.455 mm). Esse último número significa que a nova versão não tem suspensão mais alta.
Então, por que ela foi homologada com seu próprio nome e número de modelo? As especificações sugerem que seja um esquema de pintura edição limitada, talvez uma réplica da WR450F que compete no Rali Dakar (acima).
Vale lembrar que a Yamaha já oferece, na Europa, uma vasta gama de acessórios para a Ténéré 700: os pacotes “Explorer Pack” orientado para viagens, e “Rally Pack”, direcionado para off-road. O novo modelo pode ser lançado nos próximos meses.
Apresentada no Salão de Milão de 2018, a Ténéré 700 possui o mesmo motor da aclamada MT-07, mas com um chassi totalmente novo visando suprir a lacuna deixada pela descontinuada XT660. O interesse pelo público brasileiro sempre se mostrou grande, mas a Yamaha do Brasil até hoje não confirma a sua chegada.