Na abertura para a imprensa do Salão Duas Rodas nessa terça-feira (6), a Yamaha mostrou uma série de novidades ao consumidor brasileiro. A principal delas é a chegada da nova YZF-R1, e da MT-09 “Tracer”, lançadas na Europa no ano passado.
O lançamento mundial da nova R1 foi acompanhado com atenção pelo Notícias Motociclísticas no Salão de Milão de 2014. Na ocasião, a superbike foi apresentada pelos pilotos principais da Yamaha na MotoGP, Valentino Rossi e Jorge Lorenzo, enfatizando o seu DNA das pistas de corrida.
Quase um ano depois, a moto desembarca no Brasil, para o Salão Duas Rodas, no parque de exposições Anhembi, em São Paulo (SP). A Yamaha trará as duas versões YZF-R1 standard e a versão topo de linha, YZF-R1m, que conta com controle eletrônico de suspensão, carenagem em fibra de carbono e interface digital que grava informações valiosas de sua performance em circuitos (telemetria).
Inteiramente revista, tanto mecanicamente como eletronicamente e em design, a R1 é a primeira moto a ser comercializada com sensores de posicionamento de seis eixos, os quais detectam a velocidade angular em três eixos e as forças de aceleração em outros três eixos, proporcionando assim um alto nível de controle e performance, permitindo que o piloto dedique a sua total atenção à pilotagem.
A R1 passou o ano sendo experimentada em diversas competições pelo mundo. A moto da Yamaha lidera o campeonato britânico (British Superbike) e venceu as tradicionais 8 Horas de Suzuka no Japão em julho, com os pilotos Bradley Smith, Pol Espargaró e Katsuyuki Nakasuga. Os modelos chegam ao Brasil em 2016 nas cores Racing Blue (Azul) e Liquid Metal (Prata Fosco). Os preços ainda não foram divulgados.
MT-09 ganha versão “estradeira”
Lançada na mesma ocasião da R1, ou seja o Salão de Milão do ano passado, a Yamaha MT-09 “Tracer” é a versão para as estradas da naked de três cilindros da marca dos diapasões. Conta com suspensão mais alta, tomada 12v, guidão com dois ajustes na distância, banco com duas opções de altura, para-brisa regulável na altura e tanque de grande capacidade (18 litros).
Também estão inclusos na lista, motor com tecnologia “Crossplane”, quadro e balança de alumínio, sub-quadro reforçado e pronto para acoplagem de malas laterais, cavalete central, suspensões amplamente reguláveis, freios poderosos com ABS nas duas rodas, e ainda acessórios desenvolvidos especificamente para o modelo. Além disso, ela conta com controle de tração de três níveis, faróis em LED e painel completo com computador de bordo.
O motor que equipa a MT-09 Tracer é o mesmo presente na renomada MT-09. Trata-se de um moderno tricilíndrico em linha com exatos 847 cm³, capaz de produzir a potência de 115 cv a 10.000 rpm e torque de 8,92 Kgf.m a 8.500 rpm. Em seus componentes, foram empregados materiais nobres para colaborar com a redução de peso como a tampa do cabeçote produzida em magnésio e outras inteligentes soluções técnicas, como o do respiro integrado à tampa de válvulas, mais próximo do filtro de ar, que permite uma grande redução no sistema de mangueiras e tubos de passagens, por exemplo.
A MT-09 Tracer é fabricada em Manaus (AM) e estará disponível em toda a rede de concessionárias Yamaha no início de 2016, nas cores Vermelho Metálico e Matt Gray, com preço sugerido de R$ 45.990,00.
Factor 150 chega à 2016 com visual renovado e preço acessível
A Yamaha também aproveitou a ocasião para lançar a linha 2016 de seu principal produto nacional, a YBR 150 Factor. Contando agora com painel de instrumentos 100% digital, com marcador de marchas e o conta-giros, a moto tem como grande novidade a chegada da injeção eletrônica de sua irmã maior, a Fazer 250cc.
Com isso, a potência subiu para 12,2 cv, quando alimentado com gasolina, e 12,4 cv com etanol, na mesma faixa de giro máxima: 7.500 rpm. O torque máximo é de 1,285 kgf.m com gasolina e 1,295 kgf.m com etanol, disponível a 5.500 giros. O modelo também ganhou uma maior autonomia, já que o tanque de combustível passou de 14 litros para 16 litros, se comparado ao da Factor 125.
A versão ED (R$ 7.990,00), com rodas de liga e freio a disco, conta com quatro opções de cores: branca, laranja, preta e vermelho. Já a versão E (R$ 7.390,00), de rodas raiadas e freio a tambor em ambas as rodas, está disponível em três opções: branca, preta e vermelha.
Nova Yamaha TMax 530 ganha mais estilo e tecnologia
O modelo 2016 da Yamaha TMAX 530 traz uma série de mudanças estéticas, ciclísticas e tecnológicas, recebendo suspensão dianteira invertida na dianteira. Com esta mudança, a TMAX 530 transmite ao piloto maior estabilidade nas retas e mudanças de direções mais precisas.
Outra novidade é o sistema de ignição via smart key, comum entre carros de luxo e agora estreia na motocicleta executiva da marca japonesa, que permite ligar e desligar a motocicleta por meio de um botão, sem a necessidade de inserir a chave no contato, além de realizar a trava de direção, abertura do assento e corta corrente, localizado no console central. Para completar, a TMAX 530 recebeu ainda uma tomada 12 volts – para carregar ou utilizar dispositivos eletrônicos como, por exemplo, smartphone ou GPS.
A carenagem está mais afilada e recebeu um novo conjunto óptico, com lentes maiores que o modelo atual, e a adoção de faróis de LED, assim como as luzes de posição, em forma de bumerangue. O paralama está menor e com visual mais esportivos. Os espelhos retrovisores ficaram mais altos para facilitar o deslocamento entre os carros, oferecendo mais agilidade no trânsito.
O painel de instrumentos redesenhado, com mostradores analógicos circulares e tela de LCD com múltiplas informações e com iluminação de fundo vermelho. O propulsor bicilíndrico, de 530 cm³, equipado com injeção eletrônica e arrefecimento a líquido, gera 46,5 cv de potência máxima a 6.750 rpm e torque máximo de 5,3 kgf.m (a 5.250 rpm). O ABS é de série.
Com preço sugerido de R$ 49.500,00, a TMAX 530 estará disponível na rede de Concessionárias Yamaha a partir de dezembro deste ano, nas cores Competition White (Branco Perolizado) e Sonic Gray (Cinza Fosco).
Galeria de Fotos