A Yamaha efetuou, no Escritório de Propriedade Intelectual da União Européia, o registro da nomenclatura “Tracer GT”, levantando a perspectiva de que uma nova versão estradeira da MT-10 será lançada nos próximos meses.
A marca dos diapasões já fez o mesmo com as irmãs menores, MT-07 e MT-09, que nos últimos dois anos ganharam as versões Tracer 700 e Tracer 900, respectivamente. A segunda já está disponível no Brasil, inclusive.
Derivada da YZF-R1, a MT-10 foi apresentada no Salão de Milão de 2015 e possui o mesmo chassi da superbike assim como o mesmo 4 em linha. O motor, porém, foi remapeado para oferecer mais torque em baixos regimes. A ergonomia também foi retrabalhada para um maior conforto.
Disponível, por enquanto, apenas nos Estados Unidos, Europa e Japão, a MT-10 já possui uma versão adaptada para encarar as estradas, que conta com partes e acessórios da Yamaha, como para-brisa, alforjes laterais, um banco mais macio e suporte para GPS. A suposta “Tracer GT”, no entanto seria inteiramente projetada para longas viagens.
O objetivo da Yamaha com o projeto é claro: bater de frente com a BMW S1000XR, crossover derivada da S1000RR, que está começando a fazer sucesso, além de enfrentar sport-tourings como a Kawasaki Z1000SX e a própria Versys 1000. O lançamento da Tracer GT é esperado para o final do ano.