Foi flagrado rodando em testes um protótipo de Yamaha Tracer 9 GT que, ao que tudo indica, contém o controle de cruzeiro adaptativo baseado em radares. Será a primeira moto da marca a conter o dispositivo.
O flagra da revista alemã Motorrad no sudoeste da Alemanha revela uma pequena caixa preta entre as duas curvas da carenagem frontal da Tracer 9 GT. O modelo atual deixa o espaço vazio e evidencia que foi ali o local escolhido pela Yamaha para posicionar o radar dianteiro.
Na traseira, por outro lado, apesar de vermos um fio saindo do top case, as malas laterais devem interferir no emissor de radar na parte traseira, o que prejudica seu principal objetivo, que é cobrir os pontos cegos do motociclista. Em outras palavras: se a Tracer 9 GT 2023 vier com radar, será apenas na parte dianteira.
Além dos radares, a nova Tracer 9 GT deve ganhar um novo painel digital TFT, necessário para poder operar o controle de cruzeiro adaptativo. O dispositivo permite que você mantenha uma distância constante ao veículo da frente sem precisar operar o acelerador. O recurso ainda informa o motociclista sobre paradas inesperadas à frente.
Introduzido pela primeira vez na Ducati Multistrada V4S no fim de 2020, o controle de cruzeiro adaptativo já pode ser encontrado também na BMW R1250RT, na Kawasaki Z H2 SX e na KTM 1250 Super Adventure, mas de forma opcional. O mesmo deve acontecer na Yamaha, já que a versão GT é a topo de linha.
E quando devemos ver a novidade? A Tracer 900 foi completamente repaginada em 2020, com direito a uma simplificação no nome. A chegada de uma atualização menor como essa cai bem para uma apresentação no Salão de Milão desse ano, mas o tempo dirá.