Foi flagrado rodando em testes um protótipo de Yamaha Tracer 9 altamente modificado e camuflado, o que sugere a chegada de um novo facelift para a crossover de três cilindros em breve.
A última vez que a Yamaha atualizou profundamente a Tracer9 foi em 2020, quando ganhou um novo design, um novo chassi e um novo motor, que passou de 847 cm³ para 890 cm³. No ano passado foi introduzido um controle de cruzeiro adaptativo baseado em radares.
No protótipo aqui flagrado em testes, não há área que não tenha sido coberta, o que denuncia um forte trabalho de redesenho da carroceria. O conjunto óptico está mais volumoso e envolvente fazendo muita gente pensar se tratar de uma inédita “Tracer 10”.
Mas ao analisar a estrutura de alumínio do protótipo logo fica evidente que o motor CP3 da Yamaha com 889 centímetros cúbicos, ou seja, o conhecido três cilindros da família MT-09, ainda está lá. Provavelmente a potência final deve permanecer a mesma, 117 cv e 9,4 kgf.m.
Olhando de perfil, a Tracer 9 parece significativamente mais lisa, mais robusta e mais alongada. Ainda é impossível determinar se isso é resultado da camuflagem ou de uma manutenção na parte ciclística do modelo, tendo em vista que até componentes da suspensão foram encobertos.
Além dos faróis maiores e separados, a parte traseira parece redesenhada. Não seria surpresa a Yamaha implementar o sistema de radar ali também, algo que a Tracer 9 ainda não possui. Pelo menos a superfície retangular acima da placa parece indicá-lo.
Outro detalhe interessante é os protetores de mãos. Além de grandes, eles são sublinhados com um elemento brilhante estranho por dentro. Podem ser indicadores de LED experimentais. A área em volta do tanque de combustível e painel está coberta de tapumes e apetrechos.
O estado altamente experimental desse protótipo sugere que o lançamento não é para agora, até porque já estamos em época de apresentações. Além disso, o modelo atual da Tracer 9 ainda é super moderno para o motociclista comum e não há necessidade de pressa.
O mais provável é que o facelift seja enfim apresentado em meados do próximo ano, quando o modelo atual completa quatro anos. Enquanto isso, quem se mexe é a concorrência, já que a Suzuki deve lançar uma concorrente, a GSX-S1000X em breve.