A Yamaha apresentou hoje (29) o modelo 2025 da Tracer 9, que ganhou um visual ainda mais carregado e uma tecnologia ainda mais sofisticada, uma vez que a motocicleta também ganhou o câmbio automatizado Y-AMT.
Atualizada em termos de design pela última vez em 2019, a Tracer 9 passou por um facelift com uma nova carenagem frontal carregando faróis de LED multielementos dentro de uma parte frontal de aparência mais agressiva.
Trabalhada em um túnel de vento, a nova carroceria otimiza o fluxo de ar ao redor do piloto e do passageiro, melhorando ainda mais o conforto. O para-brisa é manualmente ajustável em 50 mm no modelo standard, enquanto as versões GT e GT+ o acionamento é elétrico (100 mm).
O chassi de alumínio fundido também passou por algumas mudanças. O quadro apresenta um ângulo de direção revisado, o que supostamente reduz o círculo mínimo de giro de 3,1 m para 2,9 m. O subquadro também é outro, 150 g mais leve e 50 mm mais longo do que os anteriores.
Isso permitiu um assento mais espaçoso, com mais acolchoamento em toda a linha. A altura mínima do assento aumentou ligeiramente, para 845 mm, e que pode ser aumentada em 15 mm extras se o proprietário quiser. O peso total líquido é de 212 kg – 1kg a menos que a atual.
Assim como a MT-07 e MT-09, as rodas SpinForged também foram atualizadas para 2025, com a rigidez sendo otimizada graças a um aro de espessura diferente. Os pneus Bridgestone Battlax T32 Touring foram projetados especificamente para a Tracer 9, afirma a Yamaha.
O que menos mudou foi o motor CP3 de três cilindros em linha e 890 cm³ que continua produzindo saudáveis 117 cv a 7.000 rpm e 68,6 lb.ft de torque máximo nas mesmas rotações, agora já atendendo aos padrões de emissões do Euro5+.
Essa potência é mantida sob controle por meio de um pacote eletrônico possível graças a uma IMU de seis eixos inerciais. Há de cinco modos de pilotagem para escolher, incluindo duas opções personalizáveis ‘Custom 1’ e ‘Custom 2’ feitas por meio do painel ou pelo app da Yamaha.
Mas a manchete das atualizações eletrônicas é a transmissão manual automatizada (Y-AMT), já anunciadas na MT-07 e MT-09. Isso significa que os pilotos podem ignorar o pedal de câmbio e trocar as marchas através de uma borboleta no punho esquerdo ou permitir que a moto decida quando trocar.
Tudo é visualizado e controlado através do painel TFT de 7 polegadas atualizado, que nas motos GT e GT+ virá com conectividade Bluetooth. Esses modelos também vêm com controle de retenção em subida, sendo essas as primeiras motos Yamaha a ganhar tal recurso.
Além dessas atualizações, a Tracer 9 GT, GT Y-AMT e GT+ vêm equipadas com a Smart Key (ignição sem chave) e travamento central da Yamaha, além de Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Detector de Ponto Cego (BSD) e feios unificados (UBS), tudo vinculado ao sistema de radar.
Serão quadro modelos Yamaha Tracer 9 disponíveis na Europa: “Standard”, “GT”, “GT Y-AMT” e “GT+”, que também conta com o câmbio automatizado e mais um punhado de opcionais, como malas laterais rígidas de 30 litros. Mais de 70 acessórios também estarão disponíveis em toda a linha.