Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Yamaha trabalha em sistema de direção assistida para motos

Lucas Carioli 24 de março de 2022




A Yamaha está trabalhando em um um protótipo de motocross no Japão que contém um sistema de direção eletro-hidráulica. A inovação pode aparecer em modelos de produção em um futuro não muito distante.

O dispositivo vai ser utilizado pelos pilotos da marca no campeonato japonês de motocross para acelerar o processo de P&D da ideia, que foi anunciado pela primeira vez no Salão de Tóquio de 2019 ao lado de uma série de conceitos, como o scooter elétrico E01, confirmado para produção em série poucas semanas atrás.

O sistema funciona com o mesmo princípio usado em bicicletas elétricas: um sensor mede a quantidade de torque que você está aplicando no pedal (no caso o guidão) e o sinal é enviado para uma unidade de controle, que o traduz e comanda um motor elétrico para dar um nível adequado de assistência ao seu movimento.



O dispositivo é bem compacto, com os únicos componentes visíveis sendo o sensor (uma unidade simples e pequena) e o servoatuador que está conectado à frente do cabeçote. Ainda há uma conexão direta entre o guidão e o garfo, então o controle final permanece com o piloto.

Além de auxiliar a direção da motocicleta, algo particularmente útil em baixas velocidades quando os pilotos tendem a utilizar movimentos de direção maiores, o sistema funciona como um amortecedor de direção ativo em alta velocidade contribuindo para aumentar a precisão das manobras.

Isso significa que no futuro, essa direção assistida pode ser usada como parte de um pacote de assistência ao piloto, juntamente com o ABS em curvas, controle de tração e sensores baseados em radares, para intervir quando necessário como um sistema de prevenção ou mitigação de acidentes.

Assim como o controle de tração modula o acelerador e o ABS os freios para evitar que as rodas patinem ou travam, o sistema de direção assistida da Yamaha pode adicionar o esterçamento correto para combater uma derrapada ou apertar a linha de uma curva. Então, a ideia está muito mais próxima do que se imagina.




Tags: Segredos Yamaha

Post navigation

Previous Yamaha apresenta equipe oficial para 2022
Next KTM 125 Duke totalmente nova é espionada

Leia também

Nova Ducati Panigale V4 R deve ser lançada no final do ano
  • Segredos

Nova Ducati Panigale V4 R deve ser lançada no final do ano

1 de setembro de 2025
Veja como é a moto elétrica que a Honda vai lançar em 2 de setembro
  • Segredos

Veja como é a moto elétrica que a Honda vai lançar em 2 de setembro

29 de agosto de 2025
KTM 490 Adventure pode estar a caminho
  • Segredos

KTM 490 Adventure pode estar a caminho

22 de agosto de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.