A Yamaha está trabalhando em um um protótipo de motocross no Japão que contém um sistema de direção eletro-hidráulica. A inovação pode aparecer em modelos de produção em um futuro não muito distante.
O dispositivo vai ser utilizado pelos pilotos da marca no campeonato japonês de motocross para acelerar o processo de P&D da ideia, que foi anunciado pela primeira vez no Salão de Tóquio de 2019 ao lado de uma série de conceitos, como o scooter elétrico E01, confirmado para produção em série poucas semanas atrás.
O sistema funciona com o mesmo princípio usado em bicicletas elétricas: um sensor mede a quantidade de torque que você está aplicando no pedal (no caso o guidão) e o sinal é enviado para uma unidade de controle, que o traduz e comanda um motor elétrico para dar um nível adequado de assistência ao seu movimento.
O dispositivo é bem compacto, com os únicos componentes visíveis sendo o sensor (uma unidade simples e pequena) e o servoatuador que está conectado à frente do cabeçote. Ainda há uma conexão direta entre o guidão e o garfo, então o controle final permanece com o piloto.
Além de auxiliar a direção da motocicleta, algo particularmente útil em baixas velocidades quando os pilotos tendem a utilizar movimentos de direção maiores, o sistema funciona como um amortecedor de direção ativo em alta velocidade contribuindo para aumentar a precisão das manobras.
Isso significa que no futuro, essa direção assistida pode ser usada como parte de um pacote de assistência ao piloto, juntamente com o ABS em curvas, controle de tração e sensores baseados em radares, para intervir quando necessário como um sistema de prevenção ou mitigação de acidentes.
Assim como o controle de tração modula o acelerador e o ABS os freios para evitar que as rodas patinem ou travam, o sistema de direção assistida da Yamaha pode adicionar o esterçamento correto para combater uma derrapada ou apertar a linha de uma curva. Então, a ideia está muito mais próxima do que se imagina.