A Yamaha registrou nos escritórios de patente dos Estados Unidos um interessante projeto que detalha um novo tipo de quadro de carbono “inteligente”, capaz de detectar danos à estrutura em caso de acidente.
O documento de 29 páginas foi descoberto pela imprensa britânica e detalha que o novo quadro tem sensores na forma de um cabo elétrico que atravessaria toda a estrutura. No caso de uma pancada substancial, avisos são enviados à centralina da motocicleta.
O projeto inclusive prevê a detecção de rachaduras, mesmo dentro do quadro, o que até o momento não pode ser verificado sem a ajuda de um scanner. Assim, o piloto seria informado em tempo real de um problema estrutural relacionado à sua motocicleta.
Além disso, a Yamaha também trabalha em uma versão opcional de fibra ótica, capaz de medir as diferenças entre o quadro e o subquadro permitindo ainda mais monitoramento. O fabricante japonês ainda utilizaria um material ou tinta em que a moldura mudasse de cor onde fosse danificada.
Tudo isso está, naturalmente, ainda na fase de desenvolvimento, mas é claro que a Yamaha está obtendo uma vantagem neste tipo de tecnologia. Não parece ser o tipo de coisa que veríamos em modelos populares, mas não é difícil imaginar a próxima geração da YZF-R1 portando sistema parecido em breve.