Foi flagrado em testes um prototipo da Yamaha que tem tudo para ser o seu primeiro scooter elétrico. O veiculo deve ser comercializado – inicialmente – no mercado japonês.
Apresentado como conceito no Salão Automóvel de Tóquio de 2019, o chamado “Yamaha E01” vem sendo desenvolvido a portas fechadas nos últimos dois anos. Mas essa é a primeira vez que vemos o veículo no que parece ser os seus últimos estágios antes de entrar em produção.
As imagens publicadas no BikeDekho mostram um protótipo pesadamente camuflado circulando, com sugestões de que alguns membros da imprensa japonesa estavam presentes para testá-lo. Com o tamanho de um NMAX, o scooter carrega em seu design o DNA de diversos modelos Yamaha.
O conjunto óptico dianteiro, por exemplo, faz clara referência à Yamaha YZF-R1, com os faróis sendo dois projetores, um de cada lado da carroceria. A traseira alta e esguia também é inspirada na principal superbike da marca. Nessa foto ainda podemos ver que o scooter conta com amortecedores duplos e suporte para a placa fixada no braço oscilante.
Os presentes ainda conseguiram tirar uma foto do painel, uma unidade de formato triangular, com luzes espia nas laterais e tela de LCD ao centro. Há um grande indicador de velocidade e de carga da bateria, além de relógio. O protótipo também conta com um para-brisa. As rodas são de liga e os pneus, esportivos.
Também é um mistério quando a Yamaha pretende apresentar o Yamaha E01. Mas, o estado praticamente finalizado desse protótipo não seria surpreendente se acontecesse nos próximos meses. A Kawasaki também já disse que seus primeiros modelos elétricos chegam esse ano.