A Yamaha apresentou hoje (4) o modelo 2025 da Ténéré 700 que recebeu suas primeiras atualizações de estilo mais profundas desde a sua introdução em 2018. O motor ganhou melhorias, assim como a carroceria e a suspensão.
O comprovado motor CP2, de dois cilindros em linha e 689 cm³ agora está compatível com os índices de emissões do Euro 5+ e ainda é capaz de produzir 73,5 cv a 9.000 rpm e 68 Nm a 6.500 rpm. Segundo a Yamaha, alterações na admissão da caixa de ar melhoraram o torque em baixas velocidades.
O propulsor recebeu outros ajustes, como novos componentes internos da caixa de câmbio para trocas mais suaves e uma nova tampa da embreagem para reduzir o contato com a perna do piloto. O acelerador ride by wire permite dois modos de pilotagem, Sport ou Explorer.
Embora a mesma silhueta geral permaneça, os designers da Yamaha fizeram mudanças sutis no design e no chassi, com 4 faróis quadrados LED suspensos numa estrutura de alumínio em forma de Y e um centro de gravidade mais baixo para criar mais equilíbrio e reduzir a sensação de peso.
Isso foi feito movendo o tanque de combustível de 16 litros (capacidade inalterada) mais para a frente e para baixo no quadro. O assento, um dos pontos críticos do modelo anterior, também foi redesenhado para maior movimento ao redor da motocicleta.
As rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 18″ na traseira permaneceram inalteradas, assim como os freios. Mas os garfos invertidos de 43 mm totalmente ajustáveis são novos, com 210 mm de curso frontal. A versão com assento mais baixo (860 mm) tem um curso ligeiramente menor, com 190 mm.
O amortecedor traseiro também está com uma nova ligação progressiva junto ao braço oscilante aumentando o curso, mantendo os mesmos 200 mm de antes de antes (180 mm na moto mais baixa). A regulagem é feita por cliques em um botão giratório, dispensando o uso de chaves.
O quadro de berço duplo tubular de aço passou por ajustes sutis, como um suporte de silenciador de escapamento mais forte e suportes para bagageiro mais firmes. O interruptor do descanso lateral também foi redesenhado e realocado e as pedaleiras são mais largas.
Há também novos interruptores no guidão e um novo display TFT colorido de 6,3 polegadas disposto na vertical como roadbook nas motos de rali. Isso deve ajudar a alternar entre os modos, bem como ativar e desativar o sistema ABS. O layout é variável, com a Rally Edition tendo um modo “Raid” adicional.
Curiosamente, o novo câmbio de trocas automatizadas Y-AMT presente na MT-07, MT-09 e Tracer 9 não está disponível na Ténéré 700, nem como opcional. Apenas um quickshifter está disponível como acessório. Usando a conectividade do smartphone, a navegação por setas pode ser exibida na tela.
Depois das múltiplas versões que surgiram nos últimos anos, a linha 2025 será reduzida há apenas três modelos na Europa: a básica (e sua opção mais baixa) nas cores “Icon Blue” ou “Frozen Titanium”; e a Ténéné 700 Raid, que se distingue imediatamente por sua cor “Sky Blue” retrô e para-lama alto.
A Raid ainda se diferencia por uma posição de pilotagem mais ereta e uma altura de assento mais elevada de 910 mm. Como já mencionado, o painel tem um layout adicional para se parecer com um roadbook de rally, e os pedais são 228 g mais leves, com uma área de contato maior para as botas.
As maiores mudanças estão na suspensão, inspirada na Ténéré 700 Extreme anterior. Aqui, os garfos KYB têm 230 mm de curso, com 255 mm de distância do solo (240 mm na básica, 225 mm na baixa) além da adição de um protetor de cárter de alumínio de 4 mm. Todas essas mudanças fizeram a moto engordar um pouquinho, de 205 quilos para 210 kg com o tanque cheio.