No último Salão de Milão, a Yamaha apresentou uma versão esportiva da Ténéré 700 que chamou muita atenção. Agora, esse mesmo modelo foi descoberto em registros de patente.
A Ténéré 700 Raid possui uma série de modificações para quem realmente procura levá-la ao Off-Road. Enquanto o modelo convencional possui apenas um tanque de combustível de 15,8 litros, essa conta com reservatórios duplos, cada um com sua própria tampa individual, colocados à frente do piloto.
Embora o tamanho exato dos tanques permaneça desconhecido, a Yamaha provavelmente se inspirou na BMW F850GS Adventure, que possui 23 litros de capacidade. O protótipo do ano passado também tinha um reservatório montado no assento (como muitas motos no Dakar) mas isso está faltando na versão de produção.
As alterações continuam com um novo assento, que se estende muito mais para cima no tanque de combustível do que no modelo básico e novas pedaleiras, mais largas e sem borracha, com serrilhados para agarrar botas enlameadas. A carenagem se estende mais para baixo e quase se encontra com o protetor de cárter.
Barras de proteção parecem estar embutidas nos painéis laterais, aparafusando-se ao quadro e, esperançosamente, salvando a carroceria mais extensa de danos se a moto for usada como pretendido. Na dianteira, a Raid ganha um nariz mais largo ao redor do farol, com defletores de vento em ambos os lados e um para-brisa mais alto.
Curiosamente, o para-lama dianteiro elevado do protótipo de Milão está faltando, substituído pela peça do modelo convencional. É possível que a Yamaha venha a oferecê-lo como item opcional. A moto também não possui as tampas do motor usinadas em CNC do protótipo de Milão.
O painel parece ser mais moderno do que o simples LCD monocromático da Ténéré 700 comum. Provavelmente trata-se de uma TFT colorida, alinhada com tantas outras motos novas. O escapamento, que no protótipo era da Akrapovic, foi substituído por outro de produção sugerindo que não há alterações nas especificações do motor.
A Yamaha nunca negou as intenções de colocar a Ténéré 700 Raid em produção, criando uma versão premium da moto, como a BMW já faz com a linha Adventure e a Honda com a Adventure Sports. E, com os designs da Ténéré 700 Raid agora patenteados, isso está ainda mais perto.