Já faz quase cinco anos que a Yamaha lançou a Ténéré 700, substituta da XT660 no segmento adventure médio, portanto algumas atualizações se faziam necessárias. Atualizações que acabam de ser anunciadas no exterior para o modelo 2024.
Não é nada muito profundo, no entanto, O projeto, de características ainda muito modernas, permaneceu inalterado na sua base, ou seja, motor da Yamaha MT-07 e chassi específico para fazer bonito no off-road. Tem dado certo, a moto é campeã de vendas em muitos mercados.
As atualizações no modelo 2024 começam com um novo painel TFT colorido de 5 polegadas. Com funcionalidade controlada por um novo botão de rolagem no guidão direito, a nova tela oferece dois temas de tela diferentes: um moderno e outro mais tradicional, que lembra um analógico.
Esse painel possui conectividade com o aplicativo “Y-Connect” (disponível para iOS e Android) para permitir uma conexão direta entre a motocicleta e o smartphone. O recurso inclui a capacidade de receber mensagens de texto e notificações de chamadas telefônicas no novo visor TFT.
Outras funções úteis do dispositivo incluem a capacidade de rastrear e registrar os principais dados de condução da motocicleta no aplicativo, incluindo distância percorrida, consumo médio de combustível, velocidade máxima e muito mais.
Outra novidade para 2024 é a adição de um novo sistema de ABS. Em vez da seleção “On/Off” disponível até agora, o novo modelo apresenta um ABS selecionável de três modos, permitindo que os pilotos escolham seu nível preferido de intervenção de frenagem.
O Modo 1 é o ABS totalmente ativado nas rodas dianteiras e traseiras; o Modo 2 ativa o ABS apenas na roda dianteira e desliga na traseira. Por fim, o terceiro modo desliga a intervenção eletrônica em ambas as rodas, o que muitos preferem no Off-Road.
Além disso, a Ténéré 700 ganhou novos piscas de LED dianteiros e traseiros, juntamente com uma pré-fiação para a instalação do quickshifter oferecido como opcional na Yamaha. O modelo 2024 chega às concessionárias norte-americanas e europeias por volta de setembro.