Foi flagrado rodando em testes um protótipo da Yamaha Ténéré 700 que evidencia algumas modificações previstas para o próximo modelo da adventure média, em termos de design, ergonomia e conforto.
Camuflado ao máximo com panos, o protótipo indica que mudanças no design estão sendo feitas. O sinal mais claro é o novo formato do farol. A configuração atual com 4 projetores parece coisa do passado, e é provável que seja introduzida uma versão com segmentos de LED mais angulares.
Há também novas entradas de ar entre o radiador e a carenagem (fotos abaixo). Não está claro se se trata de entradas de admissão ou de resfriamento. Se forem de indução, isso indica uma nova caixa de ar que pode mudar o caráter do motor de dois cilindros em linha e 689 cm³.
As alterações na traseira podem ser vistas mais claramente, embora nada indique uma mudança revolucionária. As fotos, porém mostram uma articulação completamente nova do amortecedor, criticado por algumas revistas, por ser muito macio quando muito carregado.
Com a nova articulação, com um braço de ligação mais longo no meio e novos braços curvos, a Yamaha provavelmente quer criar mais progressão, o que seria possível sem perda de conforto e resposta e com mais reservas de mola nas condições mencionadas.
Outro ponto alvo de críticas é o assento da Ténéré 700 e não por acaso ele está fortemente camuflado nesse protótipo. Isso indica uma nova solução para aumentar o conforto. Possivelmente a partir do próximo modelo ele será mais amplo e dividido em dois segmentos.
Sucesso desde que estreou em 2018, a Yamaha Ténéré 700 redefiniu as cartas entre das aventureiras médias e hoje a gama na Europa possui nada menos do que 6 versões, que variam no nível de acabamento e proposta, desde mais pacatas até radicalmente racing.
Mas nos últimos anos, a concorrência apertou com a chegada da Honda Transalp 750, Suzuki V-Strom 800, KTM 890 Adventure e Aprilia Tuareg 660. Este, portanto, seria o momento certo para a Yamaha apresentar uma Ténéré 700 revisada.