A Yamaha anunciou hoje (6) os resultados comerciais do primeiro semestre de 2020. Assim como outras fabricantes, a marca dos diapasões observou um declínio de 32% nas vendas em decorrência da pandemia.
Foram 1.709.000 motocicletas vendidas em todo o mundo contra 2.516.000 unidades nos seis primeiros meses de 2019. Em termos financeiros, isso significou uma redução de 170,4 bilhões de ienes ou 19,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Além da Covid-19, que ocasionou a parada de diversas fábricas e fechou inúmeros pontos de venda, a fraca taxa de câmbio do iene japonês, a introdução de um novo índice de poluição mais severo na Índia e exames mais rigorosos nos financiamentos da Tailândia (devido à desaceleração econômica) são apontados como as principais causas.
Os maiores declínios nas vendas foram, portanto, registrados na Ásia e dizem respeito principalmente a linha de motocicletas leves. Na Europa, entretanto, o estrago foi bem menor: 99 mil unidades vendidas no primeiro semestre, contra 109 mil no mesmo período do ano passado, ou seja, redução de 9%.
Na América do Norte (leia-se Estados Unidos e Canadá), foram 28 mil motocicletas vendidas, contra 32 mil em 2019, redução de 12,5%. Infelizmente o relatório não especifica os dados da Yamaha na América do Sul incluindo os números na categoria “outros”.