Depois de BMW, Ducati, KTM e Kawasaki, agora a Yamaha também parece estar trabalhando em sistemas de assistência baseados em radares para motocicletas. Pelo menos é o que esse registro de patente sugere.
Registrada nos escritórios do Japão, essa patente detalha sensores de radar posicionados na parte dianteira e traseira de um modelo esportivo. Eles monitoram a área ao redor da moto e alimentam a centralina eletrônica com suas informações. Se uma possível colisão for detectada, um aviso é emitido.
O que há de novo nesse registro de patente da Yamaha é a forma como os avisos e informações são apresentados. Os japoneses não estão utilizando o painel de instrumentos para isso, como tem sido visto até agora, e sim as superfícies espelhadas dos espelhos retrovisores.
Atrás dos espelhos, os engenheiros colocaram uma pequena tela que pode ser usada para exibir vários ícones – dependendo do que deve ser avisado. Além disso, as bordas superiores do espelho são equipadas com pequenas luzes LED que podem emitir outros sinais de alerta em cores diferentes.
A introdução de modernos sistemas de assistência nas motocicletas não pode mais ser interrompida. BMW, KTM e Ducati já oferecem controles de cruzeiro inteligentes baseados em câmeras e radares. Honda, Kawasaki e Piaggio já disseram que estão fazendo o mesmo.