Assim como a BMW, a Yamaha também visa oferecer um sistema de chamadas de emergência, para auxiliar o condutor em caso de acidente. O projeto japonês, no entanto tem algumas novidades interessantes.
Introduzido em 2017, o sistema de chamadas de emergência da BMW pode ser ativado automaticamente ao detectar queda ou colisão da motocicleta. Sensores enviam as coordenadas de posição para enviar os serviços de emergência o mais rápido possível.
O projeto da Yamaha descoberto aqui em registros de patente é parecido, mas contém algumas diferenças. Uma unidade de controle recebe as informações de uma série de acelerômetros e giroscópios espalhados na motocicleta, capazes de distinguir se ela sofreu um acidente ou simplesmente caiu na estrada.
Caso seja a primeira alternativa, o sistema chama automaticamente um serviço de emergência e/ou um contato indicado pelo condutor, além de relatar as coordenadas exatas do local. Mas, além disso, o projeto da Yamaha prevê a ativação de buzinas e setas para sinalizar o acidente a outros usuários da estrada naquele momento.
Graças à evolução cada vez maior das centralinas eletrônicas das motocicletas e dos dados de GPS hoje disponíveis, a implementação desse tipo de recurso não é a coisa mais complicada do mundo. Isso quer dizer que não devemos demorar muito até ver essa novidade nos lançamentos da Yamaha.