A Kawasaki pode ter aberto a caixa de pandora ou liberado velhos demônios com a sua Ninja ZX-25R. Agora, surgem informações de que a Yamaha seria a próxima a apresentar uma superbike com motor de 250cc e quatro cilindros.
Os rumores vêm da Indonésia, onde a Ninja ZX-25R foi disponibilizada no início do mês, o grande mercado da pequena esportiva, não apenas para a Kawasaki, como para as demais marcas japonesas, Honda, Suzuki e Yamaha.
Eles afirmam que o modelo da Yamaha se chamaria “YZF-R25m”, claramente inspirado na YZF-R1m, a versão de alta especificação da superbike. O mesmo aconteceria com a pequena esportiva, claro que guardadas as devidas proporções.
Não seria a primeira vez que a Yamaha faria uma 250cc de quatro cilindros. No final dos anos 1980, a marca dos diapasões disponibilizava no mercado japonês a FZR250, praticamente uma miniatura das maiores FZR600, FZR750 e FZR1000 Genesis.
No mês passado foi a vez de rumores ligados à Honda sugerirem a volta de uma CBR400RR, que utilizaria um motor de 4 cilindros para enfrentar, tanto a Ninja ZX-25R quanto a Ninja 400, de dois cilindros.
Embora a intenção da Kawasaki seja comercializar a Ninja ZX-25R apenas no mercado asiático, não há como negar que o seu surgimento gerou ondas de interesse no mundo todo. Talvez a marca verde (e as demais fabricantes) esteja repensando as estratégias agora.