Depois da Honda, BMW e KTM, a Yamaha é a mais nova fabricante de motos a anunciar um sistema semi-automático de transmissão que deve ser implementado em algumas motos de agora em diante.
Chamado de Y-AMT (Yamaha Automated Manual Transmission), o sistema dispensa a alavanca de embreagem e você tem a opção de rodar em uma configuração “AT” totalmente automática ou usar borboletas no guidão para alternar manualmente entre as relações no modo “MT”.
Na posição automática, existem duas opções de condução: “D” para uma experiência descontraída e “D+” que mantém rotação durante mais tempo para obter mais desempenho, ambas no lado direito do guidão. Enquanto isso, a mudança manual oferece múltiplas possibilidades de controle.
Há um botão de redução de marcha no polegar esquerdo e um de aumento de marcha no dedo indicador esquerdo, mas o gatilho funciona como uma raquete bidirecional, então você também pode subir e descer as marchas empurrando a borboleta para frente ou para trás só com um dedo.
E como funciona? É essencialmente uma transmissão manual convencional, como os designs introduzidos este ano pela KTM e BMW: a atuação do câmbio e da embreagem (convencionais) é controlada por atuadores eletromecânicos em vez de músculos humanos.
Os enormes avanços ocorridos nos últimos anos com os quickshifters e aceleradores Ride-by-wire significam que transmissões semi-automáticas mais simples como esses podem fazer mudanças suaves como seda, sem a complexidade do câmbio de dupla embreagem (DCT) da Honda.
No sistema da Honda, a caixa de câmbio utiliza duas embreagens e pode selecionar duas marchas simultaneamente, alternando entre as embreagens para trocar relações perfeitamente. É mais preciso, porém mais complexo e pesa 11 kg, enquanto o Y-AMT adiciona apenas 2,8 kg.
A Yamaha não confirmou oficialmente quais modelos terão esse câmbio, ou quando, mas disse que chegará a uma “gama de modelos em um futuro próximo, trazendo esta inovação para motos esportivas, touring e de deslocamento urbano.”
Patentes publicadas no início deste ano mostraram elementos do sistema semiautomático Yamaha instalado na MT-07 e YZF-R7. Mas deve ser relativamente fácil para a marca adaptá-lo a quase todas as suas motos com caixa de câmbio manual existentes