A divisão europeia da Yamaha mostrou em Paris, na França uma versão customizada da XJR 1300, chamada de “Skullmonkee”. As modificações foram feitas por uma empresa da Dinamarca.
A Skullmonkee é mais uma criação do projeto “Yard Built” (construção de garagem), uma série de versões exclusivas que a própria Yamaha está promovendo, utilizando-se de firmas especializadas em customização especialmente selecionadas.
A marca dos diapasões quer mostrar com essas criações como é possível personalizar sua moto através do uso criativo dos chamados componentes “bolt-on”, ou seja, apenas aparafusando novos elementos ao invés de intervir drásticamente, com cortes e soldas.
Essa XJR 1300 ficou à cargo dos “Wrenchmonkees”, uma renomada empresa de Copenhague, na Dinamarca. Utilizando peças de reposição da Yamaha e criando outras especificamente para o modelo, eles alteraram inteiramente o estilo da XJR.
Painel, farol, freios, lanternas, sistema de escapamento e rabeta são novos e deram uma cara ainda mais malvada à naked que esse ano completa 20 anos de produção. Entretanto, chassi e motor permaneceram originais.
Aparentemente, essa foi a forma que a Yamaha escolheu para celebrar algumas de suas motocicletas clássicas que ainda estão em linha. Iniciativa semelhante havia já havia sido feita com a V-Max, outro modelo que está de aniversário em 2015, comemorando 30 anos.