A Yamaha está apresentando no Salão de Milão um protótipo muito especial da Ténéré 700. Com equipamentos de utilização radical, a motocicleta parece pronta para encarar um deserto africano, o que deve realmente acontecer.
A maior diferença pode ser vista na suspensão, com os garfos e amortecedor originais substituídos por unidades Kayaba de competição, que oferecem 60 mm de curso extra em ambas as extremidades, aumentando a viagem para 270 mm na dianteira e 260 mm na traseira.
Para lidar com a realidade impiedosa de um deserto, a Yamaha fez algumas modificações no motor de dois cilindros em linha derivado da MT-07, como a inclusão de uma nova caixa de ar e filtro, radiador super dimensionado (com ventiladores duplos), e um novo radiador de óleo.
Também foi adicionado um novo sistema de embreagem reforçado fornecido pela Rekluse, enquanto que a bomba de água também recebeu uma nova tampa. A centralina eletrônica foi fornecida pela equipe de competição GYTR e o escapamento é uma unidade Akrapovic completa de titânio.
A roda dianteira perdeu um de seus discos de freio, já que as frenagens não são tão necessitadas nas longas planícies desérticas. Por outro lado, a traseira ganhou um disco mais robusto, com o sistema inteiro ganhando novas mangueiras e cilindros mestre de competição. A coroa é diferente, com 48 dentes.
Dois tanques de combustível, dianteiro e traseiro garantem a autonomia, enquanto que o para-brisa protege um conjunto completo de equipamentos de navegação da RNS. Para manter a tocada firme, foi instalado um amortecedor de direção Scotts. O assento racing também é exclusivo do modelo.
Desde que foi introduzida em 2019, a Ténéré 700 se revelou um tremendo sucesso, com mais de 20 mil unidades vendidas. Estranhamente, a Yamaha do Brasil nunca fez qualquer menção em trazê-la, já que a MT-07 vende bem e o segmento adventure é bem recebido. Mas…
A Yamaha da Europa não disse exatamente o que pretende fazer com esse protótipo, apenas que estará “correndo para o próximo horizonte”. Presumo que deverá ser visto em ações promocionais próximo Rali Dakar e outros eventos similares. Se um modelo de produção será efetivado só o tempo pode dizer.