Assim como fizera para o Grande Prêmio da Holanda de MotoGP, a Yamaha também correrá nas Horas de Suzuka com uma pintura comemorativa aos 70 anos de sua divisão de motocicletas.
A inspiração é a mesma, ou seja, a Yamaha YZF-R7 branca com detalhes em vermelho e preto pilotada por Noriyuki Haga no WorldSBK em 1999. Mas há algumas diferenças sutis em comparação com a YZR-M1 de MotoGP que correu em Assen.
O tanque e as carenagens laterais são os mesmos, mas a frente da moto foi ligeiramente alterada, com as aletas totalmente revestidas de preto, assim como a parte frontal da carroceria, onde a equipe exibe seu número de corrida. Na M1, essa parte era predominantemente branca.
A apresentação das cores das 8 Horas de Suzuka ocorreu durante um lançamento da equipe na pista japonesa, enquanto a Yamaha participava de um teste privado antes da corrida do mês que vem. Esse ano a Yamaha de fábrica correrá com Andrea Locatelli, Katsuyuki Nakasuga e Jack Miller.
“Obviamente, estou extremamente animado por poder usar o vermelho e o branco nas 8 Horas de Suzuka. É uma grande honra para mim poder correr com essas cores, especialmente no 70ª aniversário da Yamaha. Essas cores significam muito quando penso em cores lendárias. Como a vitória do Agostini no campeonato em 1975 com as magníficas cores vermelho e branco. É um grande prazer usar essas cores fantásticas em uma corrida como as 8 Horas de Suzuka”, disse Miller.
As cores comemorativas para a corrida deste ano também marcam a primeira pintura com tema retrô da Yamaha em Suzuka desde 2019. Depois, a marca do diapasões não competiu mais como equipe de fábrica, apenas com times especializados, como a YART.
“Este ano é o 70ª aniversário da Yamaha Motor, e vamos correr com uma máquina vermelha e branca mais uma vez nas 8 Horas de Suzuka. Como equipe de fábrica, não competimos aqui desde 2019, e vamos tentar lutar na frente e conquistar uma vitória digna desta pintura especial de aniversário”, disse o gerente da equipe, Wataru Yoshikawa.
As 8 Horas de Suzuka, que acontecem em 3 de agosto, é a corrida de longa duração mais prestigiada entre as marcas japonesas e é vista como um evento imperdível para todas elas. Vencedora das últimas três edições, a Honda correrá com Johann Zarco, Iker Lecuona e Takumi Takahashi.