A Yamaha Motor Europe anunciou hoje (3) a sua entrada ao mercado de mobilidade elétrica com uma linha completa de modelos, que inclui dois scooters, um ciclomotor e três novas eBikes.
Os scooters se chamam Neo’s e são baseados nos conceitos E01 (125cc) e E02 (50cc) apresentados no Salão de Tóquio de 2019. Ambos tiveram o seu desenho final suavizado em prol de uma maior praticidade e contam com a mesma cor, um tom azul turquesa que se tornará uma marca registrada de suas ofertas elétricas.
Além delas, a Yamaha também vai disponibilizar um modelo menor ainda, o B01. Com produção prevista para o início de 2023, o ciclomotor foi criado em parceria com a Fantic e a Motori Minarelli e deve se enquadrar na categoria S-Pedelec europeia (com pedal, mas acima das eBikes e que exigem seguro e matrícula).
A Yamaha ainda anunciou três novas e-bikes, com propósitos diferentes: montanha, cascalho e área urbana. Os modelos serão distribuídas através da rede de concessionários da Yamaha antes do final de 2022. O slogan que acompanha o lançamento dos produtos é “Switch On”.
“A Yamaha está entusiasmada em expandir sua gama de mobilidade e abrir um capítulo totalmente novo na história da empresa“, disse o presidente da Yamaha na Europa. Eric Eric de Seynes. “Apoiado por recursos de engenharia de nível mundial e uma rede de revendedores profissionais, a introdução desses novos produtos e serviços relacionados inspirarão uma nova geração de clientes.”
Apesar do lançamento, os modelos elétricos não serão colocados à venda imediatamente. Com os recentes atrasos na cadeia produtiva, a Yamaha prefere fabricá-las em grande quantidade primeiro. Maiores informações e especificações técnicas serão anunciadas nas próximas semanas.