A Yamaha registrou nos escritórios de patente europeus uma nova sigla, “RW”, associada a várias cilindradas diferentes. Isso sugere que uma nova linha de modelos pode estar sendo planejada.
Essas marcas foram registradas de forma separada como RW125, RW155, RW250, RW350 e RW700. A sua aplicação se destina a “motocicletas, motonetas, ciclomotores, motocicletas de três rodas, motonetas de três rodas, ciclomotores de três rodas e peças e acessórios para todos os produtos supracitados.”
Isso geralmente não diz muita coisa, pois é a mesma lista de usos potenciais que a Yamaha inclui para a maioria de seus registros de marca registrada nos últimos anos. Então, que linha de modelos seria essa e de que estilo? Ainda podemos fazer alguns palpites.
Todos as siglas se alinham com as atuais linhas YZF e MT disponibilizadas ao redor do mundo, já que ambas compartilham o mesmo powertrain, ou seja, YZR-R125 e MT-125, YZF-R25 e MT-25, YZF-R7 e MT-07, YZF-R15 e MT-15 e por aí em diante.
Parece improvável que eles mudem a nomenclatura de todos esses modelos, de modo que a nova linha RW teria que seguir em uma direção diferente. Também não devem ser novas custom, devido à cilindrada e motor, assim como motos estilo adventure.
Na verdade, a Yamaha nunca teve motos de produção com sigla RW. O mais próximo disso são os nomes código “OW” das máquinas de competição da marca na MotoGP há muito tempo. Também lembra a famosa série RD (Race Development) que marcou os anos 70 e 80.
Uma versão moderna – quatro tempos – de uma RD350 ou RDZ350 pode ser a direção que a Yamaha está tomando? Até que faz sentido. O mercado retrô está aquecido como nunca, com marcas como Triumph e Royal Enfield nadando de braçada com seus modelos de estilo clássico e mecânica simples.
Muito recentemente apenas que Honda e Yamaha começaram a correr atrás desse segmento, especialmente no mercado indiano. Há de se dizer também que muitas vezes, as fábricas registram essas siglas sem intenção de lançar um modelo no curto prazo. O que você acha?