A Yamaha efetuou recentemente o registro da sigla “TY-E” nos escritórios de patentes europeus. A expectativa é de que a marca dos diapasões esteja desenvolvendo uma nova motocicleta trial elétrica para participar do Campeonato Mundial.
De acordo com os norte-americanos do Motorcycle.com, o registro foi feito no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia, na categoria “motocicletas elétricas, motocicletas elétricas de três rodas, scooters elétricos, scooters elétricos de três rodas e peças e acessórios para todos os produtos antes mencionados”.
A principal evidência de que se trata de uma motocicleta elétrica é o “E” no nome. A sigla TY é utilizada pela Yamaha em motos Trial desde 1973 em deslocamentos volumétricos que variam das 50cc até as 350cc. Nos últimos anos, no entanto, apenas no Japão elas têm sido produzidas.
Os fatos sugerem fortemente que a Yamaha planeja competir no Campeonato Mundial de Trial-E da FIM. No ano passado, a categoria iniciou as atividades com uma etapa e será expandida para duas em 2018: uma em Auron na França e outra em Comblain au Pont, na Bélgica.
Os competidores atuais são nomes menores como Electric Motion, SoREV, Mecatecno e GasGas. A marca espanhola ficou com o título do ano passado e afirma ser a única com uma embreagem mecânica e uma transmissão de seis velocidades. A Yamaha pode ser a primeira gigante japonesa a entrar na competição.
Como todo segredo, não há uma previsão concreta sobre quando essa motocicleta se tornará realidade, mesmo como conceito. Contudo, a Yamaha já afirmou que aumentará a sua participação nas motos elétricas nos próximos anos.