Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Yamaha registra sigla “FZ-X” sugerindo a chegada de uma nova Adventure

Lucas Carioli 30 de dezembro de 2020


A Yamaha efetuou, no início de novembro, o registro da sigla “FZ-X” na Índia sugerindo que a marca dos diapasões trabalha em uma nova Adventure. A expectativa é de que seja uma motocicleta derivada da FZ25.

Como bem sabemos, FZ25 é a sigla da nossa Fazer 250, que estreou no Brasil em 2017 logo após o seu lançamento na Ásia. Por lá, onde o mercado é muito mais abrangente, a motocicleta ganhou ainda outra versão, a semi-carenada FZS-25.

A chegada de uma FZ-X é um movimento oportuno para a Yamaha. Sem uma verdadeira Adventure desde a saída da Ténéré 250, a marca japonesa está em desvantagem principalmente com relação a Kawasaki Versys X-300 e a BMW G310GS, ambas de concepção mais nova que a manjada Lander 250.


A adaptação da moderna plataforma da Fazer 250 em Adventure também não seria muito difícil, com a adoção de suspensões de longo curso, rodas raiadas de maior diâmetro, tanque de combustível com maior capacidade, para-brisa envolto em uma pequena carenagem e espaço para bagagem.

No que diz respeito ao motor, a Fazer 250 está dentro do esperado, portando um monocilíndrico SOHC com cilindro revestido de cerâmica e pistão forjado capaz de render 21,5 cv a 8.000 rpm e 2,1 kgf.m a 6.500 rotações. A curta relação de marchas poderia ser alongada para suavizar o comportamento da moto na estrada.

Em termos de equipamento, podemos esperar uma motocicleta com painel LCD capaz de informar o consumo médio, instantâneo e autonomia, com algum grau de conectividade bluetooth. A nova década praticamente torna a iluminação de LED obrigatória, assim como uma forma básica de freios antibloqueio (ABS).

E por que não pode ser uma moto maior? No segmento de médias eles já têm a ainda recente Ténéré 700, derivada da MT-07. Acima de 1000cc, a opção é a XT1200Z Super Ténéré, de saída de alguns mercados. Mas a sigla FZ-X não faria sentido aqui, a menos que a Yamaha esteja planejando ressuscitar a Fazer 1000 depois de muitos anos em uma versão crossover…


Tags: FZ25 FZ25 Fazer 250 Segredos Yamaha

Continue Reading

Previous: Royal Enfield Interceptor e Continental GT de 350cc são flagradas em testes
Next: Nova Royal Enfield Classic 350 é flagrada em testes na Índia

Leia também

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT são os próximos lançamentos da marca
  • Segredos

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT são os próximos lançamentos da marca

12 de junho de 2025
Kawasaki Z1100: mais detalhes descobertos
  • Segredos

Kawasaki Z1100: mais detalhes descobertos

22 de maio de 2025
Ducati também está desenvolvendo transmissão automática
  • Segredos

Ducati também está desenvolvendo transmissão automática

21 de maio de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.