A imprensa alemã descobriu recentemente registros de patentes que revelam os projetos da Yamaha para um motor de dois cilindros com supercharger. Para completar o mistério, esse propulsor equipa a silhueta claramente identificável de uma MT-09.
A descoberta veio através da revista Motorrad, que divulgou quatro desenhos do projeto japonês. Embora a imagem lateral evidencie tratar-se de uma MT-09, as demais não deixam dúvidas de que o motor é um bicilíndrico em linha.
Todos nós sabemos que a MT-09 possui um motor de três cilindros e não dois. Então, o que será que a Yamaha está tramando com esse registro de patente? Será que os japoneses pensam em reduzir o tamanho do motor de 847 cm³?
Essa não seria a primeira vez que as montadoras atrelam um novo projeto a um modelo existente. A tática é empregada justamente para confundir os especialistas, já que eles sabem que essas informações acabam vazando para a imprensa cedo ou tarde.
E o que a Yamaha pretende com um motor sobrealimentado? Para a Revista Motorrad, são as preocupações com o Euro5 que estão fazendo as montadoras quebrarem a cabeça para gerar menos poluentes sem perdas de desempenho. Uma das melhores soluções é a introdução da aspiração forçada.
Motores sobrealimentados conseguem produzir grande potência, ao mesmo tempo em que conseguem manter-se pequenos, com baixo nível de ruído, de atrito e com níveis de calor e de emissões mais controlados. Outro benefício deles é um controle maior do consumo de combustível.
No projeto da Yamaha, o turbocompressor está localizado na frente da fileira de cilindros, com o ar de admissão comprimido guiado no lado esquerdo em torno dos cilindros através de um intercooler refrigerado a água para a área de admissão.
A patente ainda mostra duas posições possíveis do supercharger: a versão 1 coloca a turbina na frente do cárter enquanto a versão dois coloca o componente na frente do cabeçote. Assim, as condições do espaço para o catalisador mudam.
O registro de patente foi feito no Japão em 2016 e na Europa em 2017, mas aparentemente havia passado despercebido até então. Desde a chegada da Kawasaki H2/H2R em 2014, as marcas estão estudando mais a tecnologia supercharger em motos. A Suzuki também já apresentou um conceito assim nos últimos anos.