A Yamaha solicitou o uso de algumas novas marcas registradas no escritório de patentes japonês – tanto para RZ 250 quanto para RZ 350. Lembrou de alguma coisa? É isso mesmo que você está pensando.
Produzida entre 1983 e 1995, a RZ foi a evolução final da popular e conhecida série de motocicletas RD da Yamaha permanecendo com essa sigla em alguns mercados como o brasileiro, onde ganhou a justificada alcunha de “viúva negra” em decorrência dos numerosos acidentes em que foi envolvida.
Rumores de que a Yamaha estaria trazendo de volta a RZ/RD 350 existem desde o dia em que ela saiu de linha, quase todos falsos. Agora, entretanto, a fabricante japonesa efetivamente apresentou pedidos de registro de marca registrada para duas siglas RZ em 12 de abril de 2023.
Embora eles não forneçam os detalhes específicos sobre que modelos estariam planejando, o pedido de marca registrada inclui motores para veículos terrestres, veículos air cushion (LCAC), veículos de controle remoto (exceto brinquedos) e peças de veículos.
É claro que a Yamaha está ressuscitando esses nomes lendários da era dos dois tempos por causa da nostalgia que eles evocam. E nada está mais em voga no momento do que a nostalgia, já que aqueles que nasceram nas décadas de 1980 e 1990 agora podem pagar pagar ter seus sonhos de infância.
Mas uma coisa é certa: não há a menor chance de vermos uma nova maquina de dois tempos YPVS em ação novamente -as leis de emissões de poluentes simplesmente não permitirão que isso aconteça. Mas, então, o que o Team Blue planeja fazer com as siglas?
Neste ponto, tudo é especulação, mas não seria difícil para a Yamaha conceber uma bicilíndrica média com um forte design retrô e que apenas utilize a evocativa sigla para fins de marketing – assim como a Honda fez com a recente Hornet 750. O tempo vai dizer o que o futuro nos reserva.