A Yamaha da Índia registrou nos escritórios de patente locais a sigla “Tracer” para uso doméstico. A descoberta reacende a possibilidade da marca dos diapasões estar desenvolvendo um novo modelo com o mesmo motor da MT-03.
A descoberta, feita pela imprensa indiana indica, antes de tudo, que a Yamaha tem planos de disponibilizar a linha Tracer (700cc e 900cc) no país. Mas as tributações locais limitariam consideravelmente o seu preço e alcance, já que a imensa maioria da população não tem poder aquisitivo para máquinas acima de 500cc.
Como a Yamaha simplesmente registrou o nome “Tracer” sem nenhum sufixo numérico, isso abre a possibilidade de a empresa estar planejando um modelo único e específico para o mercado indiano, atualmente o maior do mundo em volume de produção. Eles já fizeram isso antes com as siglas internacionais “FZ” e “Fazer”.
Uma Yamaha Tracer 250/300cc seria de grande utilidade, não apenas para o mercado indiano, mas para outros países asiáticos (também com alta tributação) e o Brasil, que nem oferece a Tracer 7, apenas a Tracer 9 GT e por salgados R$ 58.790,00 à vista.
A opção mais lógica na criação de uma Tracer 300 seria utilizar a plataforma da MT-03, que já possui a YZF-R3 como derivada. O modelo, no entanto, não é oferecido na Índia, apenas a pequena MT-15. A moto mais próxima, em termos de deslocamento para esses fins, é a FZ25, a nossa atual Fazer 250.
Não é a primeira vez que se fala de uma Tracer 300. No ano passado os japoneses da Young Machine fizeram o mesmo. Ainda é muito cedo para dizer quais são os planos da Yamaha Índia, mas é uma possibilidade que faz todo o sentido. A notícia correu o mundo na última semana, o que também demonstra que interesse é o que não falta.