Dois anos atrás anunciamos que a Yamaha havia registrado a sigla YZF-R9. Agora, a versão carenada da MT-09 parece ainda mais próxima de se tornar realidade, pois até o seu logotipo já está devidamente patenteado.
O registro foi feito em 17 de outubro na Austrália, para uso em “motocicletas, motonetas, ciclomotores, motocicletas de três rodas, scooters de três rodas, ciclomotores de três rodas e peças e acessórios para todos os produtos mencionados acima”.
O registro de marcas pode ser feito de várias formas diferentes. Duas das mais comuns são as marcas nominativas e as marcas figurativas. A primeira protege o uso de uma palavra ou um nome. A segunda protege o design das palavras e normalmente é usada para proteger logotipos.
Enquanto o registro de siglas e palavras nem sempre resultam em um produto final, as marcas figurativas geralmente tendem a ser arquivadas mais perto do lançamento, pois os logotipos geralmente são uma das últimas coisas que você prepara, muito depois de engenharia, prototipagem e testes.
Isso significa que a apresentação de uma Yamaha YZF-R9 está próximo. O que podemos esperar? Basicamente uma MT-09 com traje de gala, o mesmo trabalho de adaptação feito com a YZR-R7, totalmente baseada na best-seller MT-07.
Com uma YZF-R9, a Yamaha passa a oferecer uma carenada forte, porém muito mais barata e acessível ao motociclista comum do que a verdadeira esportiva, YZR-R1, que deve ficar restrita a aspirantes a piloto. A apresentação pode acontecer no Salão de Milão, entre 8 e 13 de novembro.