A Yamaha dos Estados Unidos anunciou que vai participar da categoria Supersport do MotoAmerica com o recém lançado modelo YZF-R9 em 2025 e demonstrar suas capacidades esportivas para um novo público.
Lançada em outubro, a Yamaha R9 utiliza a mesma base técnica da MT-09 e seu motor de três cilindros em linha de 890 cm³ que rende 119 cv a 10.000 rpm e 93 Nm de torque a 7.000 rpm. Mais simples de ser construída, a motocicleta chega para substituir tanto a YZF-R6 quanto a YZF-R1.
A marca dos diapasões vai fornecer o equipamento para a equipe Strack Racing, que ganhou o campeonato de Supersport desse ano com Mathew Scholtz pilotando uma YZF-R6. O outro piloto será Blake Davis, jovem promissor de 18 anos, campeão da Twins Cup em 2022 e 2023.
“Correr é desafiador, especialmente este ano, pois ajudamos no desenvolvimento do R9, mas provamos no ano passado que nossa equipe é resiliente”, disse o proprietário da equipe Strack Racing, Peter Strack. “Com a confiança da Yamaha em nossa equipe, estamos prontos para estar à altura da ocasião e entregar outra temporada inesquecível.”
“A Yamaha Racing tem orgulho de apoiar a Strack Racing para competir pelo título de MotoAmerica Supersport de 2025 na nova YZF-R9″, disse Tom Halverson, gerente de competições da Yamaha Motor America. “O proprietário da equipe, Peter Strack, montou uma equipe fantástica para apoiar Mathew e Blake em sua corrida pelo título de 2025 e estamos animados para a próxima temporada.”
A temporada 2025 do MotoAmerica começa no Barber Motorsports Park em Leeds, Alabama, de 4 a 6 de abril. Além da Supersport, o campeonato ainda conta com as categorias Superbike, Stock 1000, King of the Baggers, Super Hooligan, Twins Cup, Junior Cup, e Mini Cup.