A Yamaha anunciou, essa semana, a criação da “R7 Cup Series”, categoria monomarca com a nova supersport média da marca. O objetivo é dar espaço para que aspirantes a piloto desenvolvam suas habilidades.
Quando lançou a R7, em maio desse ano, a Yamaha disse que queria uma motocicleta com reais aptidões esportivas, porém mais barata de comprar e de manter do que a antecessora R6. A nova categoria visa abrir espaço a competidores de fins de semana, em um ambiente menos profissional do que o das categorias profissionais.
“O conceito por trás da categoria é diferente daquele de nossas outras séries, pois não são projetados especificamente para jovens pilotos que buscam progredir na escada das corridas e sim para ter um custo acessível para pilotos que desejam correr principalmente por diversão ou melhorar depois de um track day“, explica Paolo Pavesio, Diretor de Marketing e Motorsport da Yamaha Motor Europe.
“O objetivo é criar uma série com um verdadeiro espírito de comunidade, que dê as boas-vindas aos pilotos independentemente da sua idade ou origem. Uma série e um evento em que o pai pode correr ao lado dos filhos ou os amigos podem competir para finalmente provar quem é o mais rápido“, continuou Pavesio.
Os 36 melhores pilotos das categorias organizadas pelas filiais da Yamaha em toda a Europa vão participar da “SuperFinale” junto com a última etapa do Mundial de Superbike em 2022. Os treinos acontecem na sexta-feira, antes de ir para a pista para duas corridas no sábado. As pistas e as datas ainda vão ser anunciadas.