Introduzida em 2021, a Yamaha R7 pode ganhar as suas primeiras atualizações em breve, como demonstram esses registros de patente recém descobertos. As modificações giram em torno da carenagem do motor.
Os dois pedidos de patente descobertos pela imprensa norte-americana oferecem abordagens diferentes para a mesma ideia: uma tampa da ventoinha do radiador que redireciona o ar para cima e para fora, para ambos os lados, mas, mais importante, para longe do cabeçote do motor.
Sobrepondo a ilustração com a R7 atual (acima), pode-se ver as semelhanças. A diferença mais marcante é o formato da carenagem, com os painéis laterais estendendo-se para trás, chegando perto do ponto de montagem superior do amortecedor traseiro.
Ambas as patentes (abaixo) mostram um radiador semelhante (diferente do atual), mas com soluções distintas para a tampa da ventoinha. A primeira possui várias aberturas de ventilação em cada lado, cada uma com palhetas para direcionar o ar para fora em um ângulo ascendente.
O segundo design é um pouco mais simples, sem a ventilação traseira e deixando as da esquerda e da direita. O fluxo de ar ascendente exige um novo desenho de carenagem com uma abertura maior do que o atual. Percebe-se a preocupação da Yamaha em melhorar a refrigeração da moto.
Refrigeração aprimorada sempre é útil, mas a mudança pode ser necessária para compensar um potencial aumento de desempenho do motor bicilíndrico de 689 cm³, atualmente com 74,8 cv a 8.750 rpm e 6,9 kgf.m de torque máximo a 6.500 giros.
Eles acham que a Yamaha pretende introduzir a motocicleta no Mundial de Supersport (WorldSSP), o que significa competir com modelos peso pesado como a Ducati Panigale V2, de 155 cv a 10.750 rpm e 10,50 kgf.m a 9.000 giros, entre outras.
Tal como acontece com a maioria dos registros de patentes, não há garantia de que os seus conceitos se tornarão um produto real. Mas se acontecer, é provável que a Yamaha sincronize-o com o lançamento da nova YZF-R9, que deve debutar no final do ano.