Além da novíssima Yamaha YZF-R9, a marca dos diapasões apresentou ontem (9) os modelos 2025 das esportivinhas YZF-R3 e YZF-R125. Ambas receberam uma boa carga de atualizações.
A R3 agora pode ser reconhecida pelo novo design de carenagem, com winglets integrados na frente. O local onde havia uma entrada de ar agora abriga o farol de LED estilo projetor e onde eram os faróis, agora existem luzes diurnas. É a mesma tendência de design adotada pela R7 e R9.
O assento e os painéis laterais estão ligeiramente mais estreitos para permitir que os condutores mais baixos fiquem em pé com segurança. Mas, a altura do assento permaneceu a mesma: 780 mm. O chassi e o peso também permanecem inalterados: 169 kg com o tanque de 14 litros cheio.
O motor de dois cilindros em linha de 321 cm³ foi ajustado e homologado para ser compatível com as normas de emissões do Euro 5+. Mas os principais dados de desempenho permaneceram inalterados: 42 cv de potência máxima a 10.750 rpm e 29,5 Nm de torque a 9.000 rotações.
A novidade é a embreagem assistida e deslizante que visa facilitar ainda mais o acionamento com o manete ergonomicamente modificado e, em particular, suavizar as reduções de marcha. Um quickshifter também está disponível para como opcional.
O seu display digital de LCD possui conectividade Bluetooth com o aplicativo MyRide da Yamaha. Além disso, uma entrada USB (Tipo A) está disponível no cockpit. O modelo 2025 chega às concessionárias europeias em novembro de 2024 nas cores azul (Icon Blue) ou preto (Midnight Black).
Também foram anunciadas algumas atualizações para a Yamaha R-125 em 2025, modelo que diferente da nossa Yamaha R15 (que tem 155 cm³). Seu pequeno motor monocilíndrico de 125 cm³ com controle de válvula variável (VVA) também passou por ajustes para se enquadrar ao Euro5+.
E aqui também, os principais dados também permaneceram praticamente os mesmos: 15 cv de potência máxima a 10.000 rpm e 11,5 Nm de torque máximo a 8.000 giros para empurrar 141 kg calculados já com o tanque de combustível de 11 litros totalmente cheio.
A navegação por seta também pode ser exibida no display (de TFT!) de 5 polegadas conectável com o aplicativo MyRide, mesmo com as condições climáticas atuais no destino. As chamadas também são exibidas e há uma prévia das mensagens. Além disso, um reprodutor de música está integrado e pode ser combinado com um fone de ouvido Bluetooth.
A nova Yamaha R-125 estará disponível na Europa nas mesmas cores azul (Icon Blue) ou preto (Tech Black) da Yamaha R3 a partir de dezembro de 2025. Apesar das melhores, a marca dos diapasões afirma que os modelos custarão apenas 50 euros a mais que os 2024.