A Yamaha japonesa já pode estar preparando a segunda geração da YZF-R3 para 2019. A pequena superbike da marca dos diapasões receberia atualizações em todas as suas áreas para reacender a briga com a Kawasaki Ninja 400.
As ilustrações que você visualiza aqui foram feitas pela revista japonesa Young Machine. Eles apostam que a nova geração da R3 pode conter suspensões invertidas e freios com pinças radiais, além de uma nova carroceria aerodinâmica inspirada na YZF-R1.
O motor, no entanto, permaneceria com mesma capacidade cúbica atual: 321 cm³ em uma arquitetura de dois cilindros em linha, o que pode soar meio decepcionante, depois do salto de 100cc promovido pela Kawasaki. O quadro também ficaria inalterado, mas o braço-oscilante pode ser novo.
Isso não significa, contudo, que o desempenho permanecerá o mesmo. Segundo a revista, a Yamaha pode apresentar um sistema de válvulas variáveis inédito para o modelo. Além disso, a superbike também conteria um novo sistema de indução de ar (Ram Air) já presente na versão asiática da motocicleta (R25).
Lançada em 2014, a YZF-R3 é um fenômeno de vendas no mundo todo, mas viu a concorrência apertar nos últimos anos, com a chegada das novas gerações de KTM RC390, CBR250RR, Suzuki GSX-250R e principalmente Kawasaki Ninja 400, apresentada no ano passado. Ansioso pela reação da Yamaha?