A NHTSA, sigla para Administração Nacional de Segurança em Tráfego e Rodovias anunciou que a Yamaha YZF-R1 2015, de todas as versões estão sendo convocadas para um recall nas concessionárias dos Estados Unidos. O motivo é aquele que já suspeitávamos: problemas na caixa de câmbio.
O recall atinge exatamente 2.921 unidades em solo norte-americano, afetando os modelos YZF-R1, YFZ-R1C, YZF-R1MF e YZF-R1MFC, fabricadas entre 1º de agosto de 2014 e 1º de Junho de 2015. Na operação, será necessário tirar o motor para remover a caixa de marchas, em uma operação que pode levar até 16 horas.
Segundo o anúncio da NHTSA, a Yamaha USA descobriu o problema em 13 de novembro de 2015. As engrenagens do câmbio não possuem a rigidez necessária e podem quebrar sob uso extremo ocasionando o travamento da roda traseira. A situação foi alertada pelo Notícias Motociclísticas logo em seguida.
O recall começou oficialmente em 03 de dezembro de 2015. Primeiro foi confirmado na França e depois em toda a Europa, conforme reportado aqui. Nos Estados Unidos, já estão disponíveis números de telefone da Yamaha e do NHTSA para os proprietários entrarem em contato. A campanha, no entanto, não afeta os modelos 2016, que tiveram o problema corrigido ainda na fábrica.