Uma versão atualizada da Yamaha R1 pode aparecer em 2023, diz a imprensa norte-americana. A rainha das superbikes ganhou a atual geração – que nem veio ao Brasil – em 2015.
A chave para essa novidade foi descoberta através de uma lista recentemente atualizada de veículos de competição aprovados pela FIM, a Federação Internacional de Motociclismo. Lá há a indicação de que uma nova Yamaha YZF-R1 está a caminho para o ano modelo 2023.
Como bem sabemos, a Yamaha R1 compete oficialmente nas pistas do WorldSBK sendo, inclusive, a atual campeã com Toprak Razgatlioglu. E a FIM mantém uma planilha intitulada “Veículos de competição reconhecidos pela FIM” que inclui modelos aprovados somente para corrida.
Na última atualização da planilha datada de 15 de junho (abaixo), a FIM adicionou um novo modelo, Yamaha “YZF1000W” para 2023. Para quem não está familiarizado, YZF1000 é o codinome interno da Yamaha YZF-R1, enquanto a YZF-R1M é conhecida como YZF1000D.
Observe ainda no trecho acima que “YZF1000W” é precedido por “YZF600W”; esse código de modelo refere-se à YZF-R6 de competição. A Yamaha R6 de rua tinha o código YZF600, o que sugere que o “W” significa uma versão apenas para pista. Portanto, podemos presumir que YZF1000W é uma R1 apenas de corrida.
A planilha revela mais informações. O motor é de quatro tempos de quatro cilindros com 998 cm³, portanto igual ao da atual R1 O código de marcação do quadro “JYACN07C”, indica que é um modelo fabricado no Japão, de 1000cc, somente para competição e de sétima geração. O código do modelo atual, por exemplo, é “66”.
As evidências, portanto, sugerem que uma Yamaha R1 somente para pista está a caminho em 2023. Mas e um modelo legal de rua? A planilha da FIM inclui apenas modelos de competição e não modelos homologados de rua, portanto, não dá para tirar conclusões a partir dela.
Mas o fato é que o regulamento do WorldSBK exige que as motos do campeonato tenham uma produção em série regular com um preço máximo de 40.000 euros. Introduzida em 2015, a atual Yamaha R1 recebeu apenas uma pequena atualização em 2020 para enquadrá-la aos regulamentos do Euro5.
Suas principais rivais, Kawasaki Ninha ZX-10R, Honda CBR1000RR-R Fireblade e Aprilia RSV4 e Ducati Panigale V4 ganharam atualizações mais extensas nos últimos anos. Além disso, a Yamaha utilizou esse período para renovar a R3 e a lançar a completamente nova R7. Chegou a hora da R1? Não devemos demorar muito para descobrir.