Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Yamaha R1 continua na Europa em 2025, mas apenas para as pistas

Lucas Carioli 23 de fevereiro de 2024

A Yamaha chocou os fãs essa semana ao confirmar que a venerada YZF-R1 deve deixar de ser produzida na Europa ao final do ano. Mas, eles afirmam que a superbike continuará em uma versão dedicada às pistas de corrida.

A Yamaha R1 ficará restrita apenas ao seu lar espiritual, as pistas de corrida.

Com a obrigatoriedade de obedecer aos limites de emissões do Euro5+, a Yamaha optou por não fazer a adaptação na YZF-R1, regulada para o Euro5, que expira em dezembro. Isso significa o fim da linha de produção para as ruas da motocicleta disponível desde 1998.

“O Yamaha Motor Group tomou a decisão de não desenvolver uma versão EU5+ do R1 ou R1M, concentrando-se em outras estratégias de negócios e produtos de médio prazo que proporcionarão oportunidades futuras”, eles confirmaram à imprensa britânica na quarta-feira (21).

Um ícone de sua geração, a Yamaha R1 chegou a ser chamada de “a rainha das superbikes” e ainda tem uma legião de fãs, especialmente fãs de corridas e pilotos profissionais. Com o rebuliço causado, a marca dos diapasões precisou emitir uma segunda declaração hoje para acalmar os ânimos.

“A produção global da R1 continuará no futuro, assim como o programa de desenvolvimento que viu a moto garantir títulos mundiais no WorldSBK e no EWC”, disseram. “É por isso que a partir de 2025, considerando o desafio de cumprir os requisitos do Euro5+ na Europa, a R1 será disponibilizada com especificações destinadas exclusivamente à utilização em pista, tal como foi feito com a R6.“

Em 2020, a Yamaha também havia decidido encerrar a produção para as ruas da irmã menor, YZF-R6. Em seu lugar foi colocada a bem menos esportiva YZF-R7, baseada da MT-07. A expectativa é que o mesmo seja feito agora, com a YZF-R9, baseada na MT-09, entrando no lugar da R1 para as ruas.

Tags: Yamaha Yamaha R1 YZF-R1 YZF-R6

Post navigation

Previous Oliveira: “Aprilia é menos exigente fisicamente que a KTM”
Next Triumph Tiger 660 Rally está a caminho para 2025

Leia também

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026
  • Notícias

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026

4 de setembro de 2025
Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro
  • Notícias

Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro

29 de agosto de 2025
BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil
  • Notícias

BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil

26 de agosto de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.