A Yamaha chocou os fãs essa semana ao confirmar que a venerada YZF-R1 deve deixar de ser produzida na Europa ao final do ano. Mas, eles afirmam que a superbike continuará em uma versão dedicada às pistas de corrida.
Com a obrigatoriedade de obedecer aos limites de emissões do Euro5+, a Yamaha optou por não fazer a adaptação na YZF-R1, regulada para o Euro5, que expira em dezembro. Isso significa o fim da linha de produção para as ruas da motocicleta disponível desde 1998.
“O Yamaha Motor Group tomou a decisão de não desenvolver uma versão EU5+ do R1 ou R1M, concentrando-se em outras estratégias de negócios e produtos de médio prazo que proporcionarão oportunidades futuras”, eles confirmaram à imprensa britânica na quarta-feira (21).
Um ícone de sua geração, a Yamaha R1 chegou a ser chamada de “a rainha das superbikes” e ainda tem uma legião de fãs, especialmente fãs de corridas e pilotos profissionais. Com o rebuliço causado, a marca dos diapasões precisou emitir uma segunda declaração hoje para acalmar os ânimos.
“A produção global da R1 continuará no futuro, assim como o programa de desenvolvimento que viu a moto garantir títulos mundiais no WorldSBK e no EWC”, disseram. “É por isso que a partir de 2025, considerando o desafio de cumprir os requisitos do Euro5+ na Europa, a R1 será disponibilizada com especificações destinadas exclusivamente à utilização em pista, tal como foi feito com a R6.“
Em 2020, a Yamaha também havia decidido encerrar a produção para as ruas da irmã menor, YZF-R6. Em seu lugar foi colocada a bem menos esportiva YZF-R7, baseada da MT-07. A expectativa é que o mesmo seja feito agora, com a YZF-R9, baseada na MT-09, entrando no lugar da R1 para as ruas.