O final do século XX foi rico em lançamentos de motos icônicas, entre elas a Yamaha R1. Prestes a completar 25 anos, a rainha das superbikes ganha uma edição limitada com acessórios desenvolvidos pela própria divisão esportiva da marca, a GYTR.
A sigla significa Genuine Yamaha Technology Racing, e é o departamento responsável por aprimorar as YZF-R1 que competem nas principais competições esportivas mundiais, como o Mundial de Endurance (FIM EWC) e o Mundial de Superbike (WorldSBK).
Essa série limitada, por exemplo, ganha diversos componentes antes apenas disponíveis para quem competia nesses campeonatos, como um subquadro em fibra de carbono e um tanque de combustível modificado, com um centro de gravidade mais baixo.
A suspensão dianteira conta com garfos dianteiros Öhlins FGR enquanto que na traseira encontra-se um amortecedor traseiro TTX 36 da mesma marca, com um ajustador de pré-carga pneumático. O braço oscilante é o mesmo desenvolvido para o WorldSBK.
Além disso, a motocicleta possui um assento diferente, que proporciona uma melhor mudança de posição do piloto nas curvas e relação de transmissão de marchas é específica, com uma nova corrente reforçada. O sistema de exaustão é fornecido pela Akrapovic.
A carroceria também é totalmente em fibra de carbono, com a finalidade de minimizar o peso e maximizar o desempenho aerodinâmico. Os freios contam com pinças Brembo de competição. Mas é na parte eletrônica que a moto mais se diferencia.
O painel é totalmente diferente e a ECU Magneti Marelli possui o módulo GYTR PRO Electronic System (GPES), um pacote de controle de dados e de auxílios ao piloto, como antiwheelie, controle de largada, controle de freio motor, controle de tração e fornecimento de combustível ajustável.
Mesmo em sua configuração básica, essa Yamaha YZF-R1 vem pronta para uso, com um excelente ponto de partida para a realização de um ajuste mais fino nas pistas de corrida que frequentará. Os grafismos, facilmente reconhecíveis, são inspirados no primeiro modelo de 1999.
Apenas 25 unidades dessa YZF-R1 que serão construídas à mão exclusivamente pelos mecânicos mais experientes da Yamaha serão disponibilizadas em solo europeu. Eles não disseram se farão mais para outras regiões. Para encomendar a sua, clique aqui.