Apesar das últimas recusas, a Yamaha ainda não desistiu da ideia de levar Valentino Rossi novamente às 8 Horas de Suzuka. A corrida japonesa é a mais prestigiada das provas de longa duração.
A afirmação foi feita por Eric de Seynes, o principal gerente da Yamaha Motor Europe, ainda durante a recente vitória da marca dos diapasões na edição desse ano. Ele afirma que uma discussão sobre isso já aconteceu, mas nada foi decidido.
“Esta corrida é chave no calendário de corridas, e gostaríamos de contar com Vale para o aniversário. Isso foi discutido, mas nós sabemos que é um projeto que poderia coincidir um dia. Será que vamos conseguir no próximo ano? Eu não sei. Mas eu sei com certeza que um dia ele vai gostar de voltar para Suzuka.” (Eric de Seynes)
Rossi já venceu as 8 Horas de Suzuka. O feito aconteceu em 2001 ao lado de Colin Edwards, quando ambos ainda competiam pela Honda. Essa foi a última participação do italiano na corrida, evitando-a desde então por considerá-la muito desgastante fisicamente e interromper as férias de verão.
A Yamaha voltou a se dedicar com afinco à corrida apenas no ano passado, para promover a sua principal superbike de rua, YZF-R1. Na ocasião eles já haviam convidado Rossi e seu companheiro de equipe, Jorge Lorenzo. Com a recusa de ambos, os escolhidos foram os pilotos da equipe satélite, Pol Espargaró e Bradley Smith. Esse ano, o conterrâneo cedeu espaço para o conterrâneo Alex Lowes.