O gerente de produto da Yamaha, Shun Miyazawa disse em uma entrevista recente que a saudosa série DT, muito popular no Brasil durante as décadas de 80 e 90 pode retornar no futuro. Entretanto, o motor seria de quatro tempos.
Miyazawa mencionou o assunto durante o lançamento da XSR900, apresentada no Salão de Milão. “Agora temos a 700, 900, então eu acho que nós podemos definitivamente fazer algo semelhante com menor capacidade. Pode ser uma DT. Depois de realizar a SR400, uma de capacidade semelhante poderia ser interessante“, disse na ocasião.
Os saudosistas, no entanto, podem perder as esperanças de ver as clássicas DT de dois tempos novamente em produção. Se a série voltar ser fabricada será definitivamente de quatro tempos, utilizando o mesmo motor monocilíndrico de 23 cv da SR400.
O que a Yamaha está especulando, na verdade, é a criação de uma linha para rivalizar com a Ducati Scrambler. A XSR900 já é uma resposta ao modelo italiano de 821cc, e uma DT400 seria a alternativa para enfrentar a recém-lançada Scrambler de 399cc.
Respondendo os comentários de que a Yamaha estaria copiando a Ducati, Miyazawa riu e respondeu com ironia: “honestamente, não me importo – há sempre alguém para dizer que alguém está copiando alguém. Se fizermos isso, então nossas motos serão 150% mais divertidas em comparação com aquela Scrambler à bolonhesa“.
A série DT foi lançada pela Yamaha em 1968 e ao longo dos anos recebeu modelos com motores entre 50 e 400cc, todos de dois tempos. No Brasil, a DT 180 chegou em 1981 para substituir a antiga TT 125 ficando em produção até 1997. A DT 200, uma variação mais moderna e mais forte ficou em linha até 2000.