Foi espionado rodando em testes no Brasil uma motocicleta de 250cc da Yamaha, que tem tudo para ser a substituta da tradicional Fazer 250, em atividade no país desde 2005. O lançamento pode acontecer no final do ano.
O flagra foi realizado pelos colegas da revista Motociclismo e revela um protótipo em testes pelas ruas de Manaus (AM) muito semelhante à FZ25, representante da marca no segmento na Índia, onde foi lançada em janeiro desse ano.
Com um motor monocilíndrico, refrigerado a ar, de duas válvulas, a FZ25 rende 20,9 cv de potência a 8.000 rpm com um torque de 2,03 kgf.m a 6.000 giros, praticamente os mesmos números da Fazer 250. Entretanto, o propulsor destaca-se pela economia, chegando a fazer 43 km/l.
O chassi, embora também seja tubular de aço, é do tipo diamond, mais leve e de concepção mais moderna fazendo a FZ25 possuir apenas 148 kg. A Fazer 250, com seu quadro em berço duplo, pesa 153 kg.
O design é absolutamente moderno e coerente com o restante da linha, principalmente às famílias FZ e MT. O farol é de LED e o assento bipartido. O escapamento é menor e mais esportivo. O para-lama traseiro é voltado para trás no modelo indiano, detalhe não existente no protótipo espionado.
Uma das poucas diferenças entre a FZ25 e a Fazer 250 está mesmo no motor, bicombustível versão brasileira, tecnologia que a Yamaha chama de FlexOne. Essa é provavelmente a adaptação que o modelo terá no Brasil. O lançamento pode acontecer no Salão Duas Rodas, em novembro.