Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Yamaha pode introduzir câmbio “sem costuras” na R1

Lucas Carioli 4 de setembro de 2018


Você já ouviu falar do câmbio seamless ou “sem costuras”? Essa poderosa inovação que surgiu na MotoGP poderá ser vista nas ruas e estradas nos próximos anos, já que a Yamaha apresentou um pedido de patentes para incorporar o sistema em sua YZF-R1.

yamaha-yzf-r1m-2018-1
A R1m pode ser a primeira superbike “de rua” a conter a transmissão seamless. (Yamaha)

Introduzida pela primeira vez na Honda de Casey Stoner em 2012, a caixa de câmbio seamless permite que o motor mantenha um fluxo constante de potência atingindo a roda traseira mesmo quando o piloto está no meio de uma troca de marchas.

Você pode pensar que os quickshifters disponíveis em várias motocicletas já fazem esse trabalho, mas não. Na realidade, o acionamento é feito de forma eletrônica, mas eles ainda desconectam momentaneamente a transmissão durante as trocas de marcha.

yamaha-r1-transmissao-seamless-set2018
No complexo sistema, duas engrenagens são acionadas ao mesmo tempo. (Visordown)

Na transmissão seamless, duas engrenagens são acionadas brevemente ao mesmo tempo, de modo que a unidade é transferida de uma para a outra sem qualquer interrupção. É esse sistema que vemos no desenho da Yamaha registrado ao lado, incrivelmente complexo a menos que você seja um especialista no assunto.

Nas motos de rua atuais, apenas as transmissões CVT usadas pelos scooters e o sistema de dupla embreagem da Honda (DCT), dos modelos VFR1200F, NC750X, África Twin e X-ADV permitem uma troca de marchas realmente sem perdas de potência. Entretanto, seu acionamento acontece através de botões nos punhos e para fins de conforto.

O projeto da Yamaha evita o peso extra do sistema DCT, mantendo a troca de marchas em sua posição habitual no pé. Além disso, oferece ganhos comprovados de tempo por volta a pilotos ocasionais e profissionais, colocando a YZF-R1 um passo à frente das concorrentes.

É claro que a descoberta desse desenho não é uma garantia de seu aparecimento a curto prazo, mas definitivamente demonstra para onde a Yamaha está mirando. E mais do que isso, abre a possibilidade de que o sistema seja introduzido no Mundial de Superbike, o que realmente seria um grande impulso para levar a marca à disputa pelo título.


Tags: Segredos Yamaha YZF-R1

Post navigation

Previous Kawasaki pode atualizar Versys 1000 em 2019
Next Vídeo: em 2015, acrobata realiza um triplo backflip de moto, pela primeira vez

Leia também

Nova Ducati Panigale V4 R deve ser lançada no final do ano
  • Segredos

Nova Ducati Panigale V4 R deve ser lançada no final do ano

1 de setembro de 2025
Veja como é a moto elétrica que a Honda vai lançar em 2 de setembro
  • Segredos

Veja como é a moto elétrica que a Honda vai lançar em 2 de setembro

29 de agosto de 2025
KTM 490 Adventure pode estar a caminho
  • Segredos

KTM 490 Adventure pode estar a caminho

22 de agosto de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.