A Yamaha pode finalmente estrear o novo câmbio ultra-rápido (seamless) em sua versão definitiva no próximo teste coletivo da MotoGP. A novidade promete colocar a marca dos diapasões em condições de igualdade técnica à Honda.
Desenvolvido inicialmente pela Honda em 2011, o câmbio seamless (traduzido como ‘sem costuras’) é capaz de passar as marchas para cima e para baixo, sem que o piloto precise desacelerar ou utilizar a embreagem, ganhando preciosos décimos de segundo por volta.
O sistema da Honda já é completo (para subir e descer marchas) desde sua introdução há três anos. Entretanto a Yamaha, que optou por desenvolver o câmbio à sua maneira (sem imitar a Honda) pôs na pista até o momento um modelo apto à apenas ascender as marchas (para cima).
Mas, segundo o chefe da equipe Lin Jarvis, o dispositivo completo está finalmente pronto: “o sistema de redução de marcha sem costura está previsto para chegar em um futuro próximo. E isso certamente vai ajudar. Vai chegar o mais rápido possível” disse ao Motorcycle News.
Questionado pelos ingleses se esse “futuro próximo” eram os testes coletivos de Sepang, na Malásia, que recomeçam na próxima segunda-feira, dia 23, Jarvis não negou: “é um cenário realista. O que é importante é que com esse câmbio não podemos cometer erros, porque estamos falando da segurança dos pilotos. Essa é uma coisa fundamental para a Yamaha: qualquer coisa (nova) que trouxermos tem que ser 100 % segura” finalizou.
Segundo os técnicos da Yamaha, o câmbio está sendo experimentado aos poucos para minimizar o risco de acidentes. Vale lembrar que qualquer problema com as complexas engrenagens da transmissão podem ocasionar o travamento da roda traseira.