Há poucos dias trouxemos a informação de que a Honda estaria trabalhando em uma mini África Twin para 2021. Agora, a mesma fonte japonesa aponta que a Yamaha também planeja oferecer mais modelos nessa faixa de cilindrada, como uma Tracer de 250/300cc.
A informação vem, como sempre, da revista Young Machine, que já acertou uma série de novidades envolvendo as quatro grandes fabricantes japonesas. No caso da marca dos diapasões, foram eles que revelaram a chegada da nova YZF-R3 antes de todos.
Agora eles apostam que a Yamaha vai diversificar ainda mais a plataforma da YZF-R3. Motor e chassi, como sempre permaneceriam basicamente os mesmos, com as mudanças se concentrando na suspensão, ergonomia, autonomia, conforto e capacidade de carga.
Na verdade seria uma iniciativa que apenas replica o que já é feito entre as médias MT-07 e a Tracer 700 (indisponível no Brasil) e a topo de linha MT-09 e Tracer 900. A chegada de uma versão 300, portanto, seria absolutamente lógica em um segmento de mercado até mais lucrativo.
O objetivo principal da Yamaha seria concorrer com a BMW G310GS, de proposta semelhante. Mas é claro que a motocicleta se tornaria uma alternativa a todas as outras, como Kawasaki Versys X-300 e KTM 390 Adventure, essas mais adventure e menos crossover.
Com a Yamaha do Brasil disponibilizando a YZR-R3 e MT-03 por aqui (e fazendo sucesso), o país se tornaria um forte candidato a receber uma eventual Tracer 300 no futuro. A novidade se for realmente efetivada, deve aparecer nos próximos meses.