O sucesso da Yamaha Ténéré 700 na Europa estaria motivando o planejamento de uma versão maior, de 900cc para enfrentar, em melhores condições, as gigantes do segmento, Honda Africa Twin 1100 e Triumph Tiger 900.
Apresentada no final de 2018, a Ténéré 700 utiliza o mesmo quadro e motor da MT-07, ou seja um dois cilindros em linha de 689 cm³ que desenvolve 75 cv a 8.000 rpm e 6,05 kgf.m de torque. Aclamada por público e crítica, a motocicleta era, no final de março, o terceiro modelo da Yamaha mais vendido na Itália, com 858 unidades registradas, o mesmo número da Honda Africa Twin 1100.
De acordo com a publicação francesa Moto Station, a Yamaha já estaria pensando no próximo passo lógico: uma versão maior com o motor da MT-09. Nesse caso, temos um três cilindros em linha de 890 cm³, que desenvolve 117 cv de potência e 9,4 kgf.m de torque. As ilustrações concebidas por Nicolas Petit sugerem um design que mistura as influências modernas da Yamaha com a história da Ténéré.
É uma jogada que faz muito sentido, pois aproveitando a plataforma da MT-09, eles podem oferecer uma alternativa mais potente à CRF1100 Africa Twin (101,8 cv a 7.250 rpm e 104 NM a 6.250 rotações), Triumph Tiger 900 (95 cv a 8.750 rpm e 8,7 kgf.m a 7.250 giros) e até BMW F850GS (95 cv a 8.250 rpm) que são suas principais concorrentes no segmento das adventure de 1 litro.
Além disso, essa não é a primeira vez que uma Ténéré 900 é imaginada. Em 2016, uma equipe japonesa adaptou o motor e o chassi da MT-09 em um pacote totalmente Off-Road. Um ano mais tarde, o famoso designer italiano Oberdan Bezzi também fez a sua interpretação. Na ocasião já falávamos que havia mercado para esse modelo.
Desde a aposentadoria da XTZ 1200 Super Ténéré, a Yamaha não tem uma adventure de grande capacidade para brigar com BMW R1250GS e Triumph Tiger 1200. A Ténéré 900 pode se tornar uma terceira alternativa, mais leve e econômica, ao mesmo tempo que (teoricamente) supera suas rivais diretas propriamente ditas. Será que a hora chegou?