Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Yamaha pode estar planejando uma Ténéré 900

Lucas Carioli 25 de abril de 2022




O sucesso da Yamaha Ténéré 700 na Europa estaria motivando o planejamento de uma versão maior, de 900cc para enfrentar, em melhores condições, as gigantes do segmento, Honda Africa Twin 1100 e Triumph Tiger 900.

Apresentada no final de 2018, a Ténéré 700 utiliza o mesmo quadro e motor da MT-07, ou seja um dois cilindros em linha de 689 cm³ que desenvolve 75 cv a 8.000 rpm e 6,05 kgf.m de torque. Aclamada por público e crítica, a motocicleta era, no final de março, o terceiro modelo da Yamaha mais vendido na Itália, com 858 unidades registradas, o mesmo número da Honda Africa Twin 1100.

De acordo com a publicação francesa Moto Station, a Yamaha já estaria pensando no próximo passo lógico: uma versão maior com o motor da MT-09. Nesse caso, temos um três cilindros em linha de 890 cm³, que desenvolve 117 cv de potência e 9,4 kgf.m de torque. As ilustrações concebidas por Nicolas Petit sugerem um design que mistura as influências modernas da Yamaha com a história da Ténéré.



É uma jogada que faz muito sentido, pois aproveitando a plataforma da MT-09, eles podem oferecer uma alternativa mais potente à CRF1100 Africa Twin (101,8 cv a 7.250 rpm e 104 NM a 6.250 rotações), Triumph Tiger 900 (95 cv a 8.750 rpm e 8,7 kgf.m a 7.250 giros) e até BMW F850GS (95 cv a 8.250 rpm) que são suas principais concorrentes no segmento das adventure de 1 litro.

Além disso, essa não é a primeira vez que uma Ténéré 900 é imaginada. Em 2016, uma equipe japonesa adaptou o motor e o chassi da MT-09 em um pacote totalmente Off-Road. Um ano mais tarde, o famoso designer italiano Oberdan Bezzi também fez a sua interpretação. Na ocasião já falávamos que havia mercado para esse modelo.

Desde a aposentadoria da XTZ 1200 Super Ténéré, a Yamaha não tem uma adventure de grande capacidade para brigar com BMW R1250GS e Triumph Tiger 1200. A Ténéré 900 pode se tornar uma terceira alternativa, mais leve e econômica, ao mesmo tempo que (teoricamente) supera suas rivais diretas propriamente ditas. Será que a hora chegou?




Tags: Segredos Slider Ténéré 700 Ténéré 900 Yamaha

Continue Reading

Previous: Royal Enfield Himalayan 450 flagrada novamente
Next: KTM 1290 Super Duke GT flagrada com novidades

Leia também

Honda vai mostrar conceito retrô CB1000F SE nas 8 Horas de Suzuka
  • Segredos

Honda vai mostrar conceito retrô CB1000F SE nas 8 Horas de Suzuka

15 de julho de 2025
Honda patenteia superbike elétrica 
  • Segredos

Honda patenteia superbike elétrica 

15 de julho de 2025
Aprilia registra sigla “X GP” e logotipo
  • Segredos

Aprilia registra sigla “X GP” e logotipo

15 de julho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.