A nova Yamaha YZF-R7 pode ser apenas a ponta do iceberg. Uma olhada mais profunda nos registros de patentes revela que a marca também garantiu os direitos autorais de outros nomes, como YZF-R9.
Isso naturalmente nos remete a uma versão carenada da MT-09, roadster naked que utiliza um motor de três cilindros em linha de 890 cm³. A plataforma também já deu origem à Tracer 900, crossover atualmente chamada apenas de Tracer 9, igualmente bem sucedida na linha Yamaha.
As siglas foram registradas nos escritórios de patente do Japão ao lado de várias outras, como R2, R4, R5, R8, além de uma curiosa R20. É, sem dúvida, um nome sugestivo, mas essa seria uma motocicleta de pequeno deslocamento, dizem nossos colegas norte-americanos do Motorcycle.com.
Esses registros não significam necessariamente que os nomes serão utilizados, mas apenas que uma empresa pretende usá-los. Existe um mito de que as marcas registram todos os tipos de nomes que não planejam usar, apenas para impedir que outras pessoas os usem, mas isso não acontece de verdade.
As leis de marcas registradas geralmente desencorajam isso, exigindo alguma prova de uso. E, segundo a lei japonesa, qualquer parte pode solicitar o cancelamento de uma marca registrada se ela não tiver sido usada em um período de três anos. Mas não há duvida que a Yamaha pretende usar pelo menos alguns dessas siglas.
Resta saber se faz sentido oferecer uma linha tão ampla de modelos YZF em um momento que o mercado parece estar se afastando das motos esportivas. Além disso, existe o risco de canibalismo. Há espaço para uma R8 se houver uma R7 e R9? Mas, alguns modelos podem ser específicos para certos mercados. No Japão, a Honda oferece versões de 400cc de seus modelos CB500.
Já teve gente sonhando com uma versão carenada da MT-09. Recentemente um mecânico italiano de Veneza fez uma interessante versão, com muitas modificações, mantendo apenas o motor e o quadro principal. Você acha que há espaço para mais modelos YZF na linha?